PUBLICIDADE

Preso presidente Creatio acusado de desvio de verbas em MT

PUBLICIDADE

A Polícia Federal acaba de confirmar que o presidente afastado do Instituto Creativo, Luciano de Carvalho Mesquita, que estava foragido desde o último dia 7 quando foi deflagrada a Operação Hygeia, se apresentou espontaneamente neste domingo na sede da PF em Cuiabá. Ele é investigado por suposto envolvimento no desvios de verbas públicas federais, em contratos firmados pelo instituto com órgãos públicos como orefeituras de Cáceres, Pontes e Lacerda e Santo Antonio de Leverger.

Segundo a delegada da Polícia Federal, Heloísa Albuquerque Alves, a apresentação espontânea, mesmo que tardia, é demonstração de boa-fé e pode ser interpretada como intenção em colaborar com as investigações. A delegada acredita que os outros dois últimos procurados devem se apresentar nos próximos dias, uma vez que suas capturas é questão de tempo: “temos equipes da PF empenhadas nessas capturas” afirmou. Os dois procurados são o advogado Ronildo Lopes do nascimento e o diretor do instituto Idheas, Celino Henrique Lugon Fraga.

O Creatio firmava convênios com prefeituras que recebiam verbas da Funasa- Fundação Nacional de Saúde-.  Em Santo Antonio de Leverger, por exemplo, o instituto realizou ações complementares à assistência de saúde indígena e suporte ao trabalho dos profissionais que atendiam diretamente os indígenas.

A Polícia Federal já indiciou 46 por fraudes em licitações, superfaturamento, pagamento de serviços não prestados e outras irregularidades.

O Creativo é uma Organização Social de Interesse Público (Oscip). Além de seu presidente, também foi presa a presidente do instituto Idheas,  Maria Guimarães Bueno, que estava escondida em Minas Gerais. Conforme Só Notícias já informou, a Polícia federal prendeu na mesma operação os dirigentes do PMDB de Mato Grosso, Rafael Bastos e Carlos Miranda, além de Luis Gomes Bezerra, o empresário Valdebran Padilha – que foram libertados nos últimos dias e responderão processo em liberdade.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE