O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Silvério Gomes, recebeu, hoje, a visita institucional do novo superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em Mato Grosso, Gustavo Leal de Albuquerque. O encontro, realizado no gabinete do presidente, teve como propósito principal o estreitamento de relações entre as duas instituições. “Foi um encontro muito proveitoso na direção de uma aproximação institucional com esse importante órgão federal. Uma aproximação que pode resultar em parceria futura, com a Agência Brasileira de Inteligência, exemplo, nos ofertando apoio na área de segurança interna e no âmbito das ações de capacitação”, avaliou o presidente.
A avaliação foi compartilhada pelo superintendente Gustavo Leal de Albuquerque lembrando que é atribuição da Abin a coordenação das ações do Sistema Brasileiro de Inteligência para produzir e salvaguardar conhecimentos nacionais considerados sensíveis. “As ações de inteligência têm total integração com o estado democrático de direito e sempre atua com parcerias nos âmbitos federal e estadual. Nesse sentido, o contato com o TJMT é muito importante”, considerou o superintendente.
Entre as competências do órgão está a atribuição de planejar e executar ações, inclusive sigilosas, relativas à obtenção e análise de dados para a produção de conhecimentos destinados a assessorar o presidente da República e avaliar as ameaças, internas e externas, à ordem constitucional. Também promove capacitações e cursos para outros órgãos da área de segurança.


