quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Sancionada lei que proibe trote à calouros em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Agora é lei em Mato Grosso. Está vedada a realização do trote estudantil aos calouros de escolas superiores e universidades públicas e privadas do Estado. O projeto, de autoria do deputado Wagner Ramos (PR), anteriormente aprovado pela Assembleia Legislativa, já foi sancionado pelo governador Blairo Maggi e publicado na edição desta quinta-feira no diário ofiicial. A lei 9.325 visa proibir o trote que ofenda a integridade física, moral ou psicológica dos novos estudantes.

O texto define que compete à direção das instituições de ensino superior aplicar penalidades administrativas aos universitários, incluindo a expulsão, sem prejuízo das sanções penais e civis cabíveis. Ainda, solicitar o reforço de segurança policial ou particular visando o impedimento do trote, dentro das edificações da universidade e de até 100 metros em torno das imediações da instituição. A partir de agora, as instituições de ensino deverão alterar, obrigatoriamente, o calendário de início das aulas de modo que não haja confronto entre alunos “calouros” e “veteranos”.

De acordo com a lei, também será de atribuição das unidades incentivar nos primeiros dias de aula a recepção amigável aos alunos novos; manter, nos primeiros 30 dias, do início das aulas, uma ouvidoria específica para receber denúncias de trote, por telefone e pessoalmente; adotar outras medidas preventivas que tenham a finalidade de impedir o trote aos novos alunos.

A instituição de ensino responderá em concorrência com os autores do delito, civil e penalmente, ao trote aplicado no aluno.

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está proibido o trote em todo campus. A proibição foi baixada por meio de resolução nº 018, de dezembro de 2005, do Conselho Universitário (Consuni).

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE