O governador de Mato Grosso está, neste momento, fazendo suas proposições no Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Um tema que já está em discussão nas últimas reuniões do Fórum e que, de acordo com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, não avançou muito é o tratamento em relação à aviação aérea regional e deve ser priorizado.
Blairo liderou a criação dessa instância em maio de 2008 e tem sido atuante nas discussões e acompanhamento da implementação das políticas públicas comuns aos Estados da Amazônia. “As regras e as normas têm que ser diferenciadas para os aeroportos de grande porte e de médio e pequeno porte. Não podemos ter as mesmas regras”, destacou Maggi.
O governador de Mato Grosso citou o Programa Terra Legal como um dos frutos do Fórum, o programa que trata da regularização fundiária, um dos principais entraves na questão ambiental. “Não tínhamos como identificar e punir quem comete crimes ambientais sem saber quem são os donos da área”, disse Blairo Maggi.
Sobre a força política da instância de discussão Maggi reforçou que tudo é um processo que nem sempre anda com a velocidade que se pretende, porém tem que andar para avançar e ter desenvolvimento com sustentabilidade.
O Fórum está em andamento, em Porto Velho, e foi aberto pelo governador de Rondônia Ivo Cassol.