quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

No Senado Jayme ataca Dilma e diz que ferrovia em Lucas é “fraude”

PUBLICIDADE

O senador Jayme Campos (DEM-MT) discursou hoje, na tribuna do Senado, e classificou de “estelionato” e de “fraude” o lançamento, pelo governo federal, das obras da Ferrovia Centro-Oeste, tendo ramal em Lucas do Rio Verde dando acesso a Goiás e Rondônia. O senador diz que a obra, que representaria a “redenção para os produtores matogrossenses”, está sendo utilizada como palanque eleitoral para a ministra Dilma Rousseff.

“Gostaria, como todo matogrossense, que essa ferrovia fosse realidade. Mas essa farsa não pode continuar. Que se faça a obra, mas não nesse momento”, atacou. Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil têm feito campanha eleitoral com base na inauguração de obras já inauguradas por governos anteriores ou governos estaduais, além de partes de obras superfaturadas e até mesmo obras de empresas privadas.

O ataque de Jayme é feito às vésperas da ministra ir a Lucas do Rio Verde (solenidade prevista para a próxima 2ª feira) para lançar a Ferrovia, juntamente com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o governador Blairo Maggi e o governador de Rondônia, Ivo Cassol, e o presidente do DNIT, Luiz Pagot.

O governo projeta construir 1.602 quilômetros de ferrovia entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO) nos próximos quatro anos. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste, cujo projeto é elaborado com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias, terá entroncamento com Ferrovia Norte-Sul na cidade de Uruaçu, cruzará Mato Grosso no sentido leste/oeste, tendo ramal em Lucas (extensão de 1.000km), e chegará até Vilhena (RO). É planejada com 4.400 quilômetros de extensão com previsão de investir R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde/MT e Vilhena/RO (com 598 quilômetros), deve ser investido o total de R$ 2,3 bilhões. Os recursos para a construção serão incluídos na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento – (PAC 2).

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE