PUBLICIDADE

Prefeitos do Nortão cobram de ministro continuidade das obras da BR-163

PUBLICIDADE

Prefeitos do Médio Norte, Nortão e região Sul do Pará terão audiência, nesta 4ª feira, com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, cobrando a retomada do asfaltamento da BR-163 em território paraense. O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, disse que a cobrança é para que as obras de pavimentação da rodovia sejam retomadas o quanto antes. “Nós não queremos que o maquinário seja retirado do local e enviado para outras obras. Sabemos que os recursos estão diminuindo no Estado do Pará. A mobilização é para que, a partir do segundo semestre do ano que vem, nós possamos acessar os portos de Miritituba e Santarém para escoar a produção (agrícola e madeireira). No lado mato-grossense a BR já está concluída, faltando uma agilidade maior no lado no Pará”, disse. Marino acrescentou que toda a bancada federal dos dois Estados também participará do encontro.

•Siga Só Notícias no Twitter

Oficialmente, o ministério não se pronunciou se houve paralisação da pavimentação nos vários trechos da rodovia, da divisa de Mato Grosso até Santarém, onde está o porto. Conforme Só Notícias já informou, um estudo concluído há poucos dias pelo Codenorte – Conselho de Desenvolvimento no Norte de Mato Grosso- apontou que, dos 1.277 quilômetros da BR-163, que liga Sinop a Santarém, no Pará, 58% -que representa 742 quilômetros- já estão pavimentados.

De Santarém, em direção a divisa de Mato Grosso, há um trecho de 154,8 quilômetros de asfalto, 20,8 quilômetros de terraplanagem, 11,4 quilômetros de estrada velha e outros 28,7 km de terraplanagem até chegar a Rurópolis. Deste município até Trairão, é preciso percorrer 112,3 km de estrada velha, 30,4 km de asfalto, 13,6 km de terraplanagem e mais 15 de asfalto.

De Trairão a Caracol são percorridos 4,8 quilômetros de terraplanagem, 14,7 km de asfalto e outros longos 167,4 quilômetros que estão em obras de terraplanagem. De Caracol é preciso percorrer 8,1 km de asfalto e 64,6 km de estrada velha para chegar a Moraes de Almeida. Deste município até Novo Progresso são 69,6 km de asfalto. E de Novo Progresso a Alvorada mais 43,9 km de terraplanagem. Entre Alvorada e Castelo dos Sonhos outros 157,4 quilômetros de asfalto.

Há 46,3 km de terraplanagem e outros 20,2 quilômetros de estrada velha até chegar a base aérea do Cachimbo (ainda no estado paraense). Da divisa dos dois Estados até Guarantã do Norte (MT) tem asfalto.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça eleitoral cria quatro novos locais de votação em Nova Mutum

A Justiça Eleitoral confirmou a criação de quatro novos...

Pagamento de IPTU à vista arrecada mais de 54% do total em Matupá

A prefeitura informou, ao Só Notícias, hoje, que foram...
PUBLICIDADE