PUBLICIDADE

Compra de equipamentos russos não foi autorizada pelo Exército

PUBLICIDADE

O contrato entre o governo de Mato Grosso e da Rússia para aquisição dos dez veículos Land Rover Defender com radares para segurança de fronteira, ao custo de R$ 14 milhões, foi realizado sem prévia autorização do Exército. Centro de Comunicação Social do Exército destaca que “não autorizou a Global Tech a adquirir e/ou produzir equipamentos móveis destinados à detecção e vigilância de alvos”.

Também informou que o pedido de atestado, intermediado pela extinta Agência Executora da Copa de 2014 (Agecopa), está em “início de estudo”. A confirmação da falta do documento reforça os questionamentos do Ministério Público Estadual (MPE) sobre possíveis irregularidades na negociação e deixa o Executivo em situação, no mínimo, ainda mais desconfortável.

Promotor de Justiça Clóvis de Almeida Júnior disse que “se a informação for correta (se referindo à posição do Exército), a empresa não pode vender material bélico no Brasil” e acrescentou: “o contrato sequer poderia ter sido assinado”. A Global Tech foi escolhida para repasse dos produtos.

A Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), pasta que substitui a Agecopa, ainda sob comando de Eder Moraes, alega realização das transações comerciais com “atestado prévio do Exército”. O suposto documento nem mesmo é citado no texto do Exército, que reconhece pedido de autorização feito pela Global Tech para produzir móveis destinados à detecção e vigilância de alvos, com emprego de imaginadores térmicos, em 10 de janeiro deste ano.

O problema é que outras indagações até agora não foram respondidas. “Diante do quadro, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército (DFPC), em 3 de março de 2011, solicitou mais informações sobre o produto, a fim de subsidiar futura orientação à empresa. Até a presente data (ontem) a empresa não enviou as informações solicitadas”, conforme resposta encaminhada pelo setor de comunicação para A Gazeta, que divulgou o caso com exclusividade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito articula permuta de áreas para construir 400 casas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner teve audiência, hoje, em Brasília,...

Governo de MT lança programa ‘Regulariza Rural’ em Mato Grosso

Foi lançado ontem pelo governo de Mato Grosso o...

Sinop se articula para ter a 2ª zona de processamento de exportação de MT

O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Exportação...
PUBLICIDADE