A implantação do curso de Medicina no campus de Sinop, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será debatida, hoje, a partir das 19h, no plenário da câmara municipal. Proposta pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o evento também deve contar com a presença da reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, e do pró-reitor do campus de Sinop, Marco Antônio Araújo Pinto, além de acadêmicos e professores.
Serão apresentados as exigências necessárias para os encaminhamentos de conclusão do projeto. Conforme Só Notícias já informou, recentemente o parlamentar tucano buscou apoio político do atual secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, Carlos Abicalil (PT), para implantação do curso no campus sinopense.
No início de agosto, Leitão esteve reunido com a reitora da UFMT também pedindo a criação do curso. Para tanto, o tucano até se comprometeu a destinar emendas orçamentárias anuais viabilizando a estrutura para ser implantado o curso e para mantê-lo.
Segundo a assessoria do parlamentar, outro pedido que Leitão apresentou às lideranças educacionais do Estado, é a criação por parte da UFMT de cursos modulares em Alta Floresta para atender toda a região. Para a concretização do projeto, o tucano pré-agendou audiência pública na cidade para o dia 26 de setembro, com a intenção de reunir a sociedade e prefeitos da região em busca de novas parcerias.