PUBLICIDADE

Silval e Jatene defendem no Pará ferrovia Cuiabá-Santarém e aumentar competitivade

PUBLICIDADE

A comitiva da Rota da Integração que percorre a BR-163, de Cuiabá a Santarém, entrou, neste domingo, em território paraense para continuar o levantamento feito por chineses da viabilidade em construir uma ferrovia ligando os dois Estados e escoando a produção agrícola e madeireira do Médio Norte e Nortão para o exterior via porto de Santarém. Em um distrito de Castelo dos Sonhos, no eixo da BR-163, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB) recepcionou Silval e demais lideranças, manifestando também apoio para a ferrovia ser construída. Houve solenidade com discursos defendendo maior estrutura logística nos dois Estados. Mas os moradores de Castelo cobraram, primeiro, mais saúde pública – muitos deles buscam atendimento para casos emergenciais em cidades mato-grossenses.

Ontem, no final da tarde, o governador Silval Barbosa, os investidores da China, parlamentares federais e estaduais, além de dirigentes de sindicatos do setor produtivo, passaram por Sinop e, na antiga câmara, o prefeito Juarez Costa apresentou as potencialidades da maior cidade do Nortão – pólo nos setores comercial, de saúde, educacional e que também tem áreas de produção agrícola e pecuária.

Silval Barbosa disse que não é a primeira vez que os chineses vem a Mato Grosso, mas que desta vez é diferente, pois ele quiseram olhar e percorrer a BR-163. Segundo Silval, os chineses estão muito satisfeitos e animados com o que viram de Cuiabá até Sinop. “Para ver melhor a região. Conversar com os prefeitos para saber as reais condições da região”, declarou.
 
Para o governador, a ferrovia será importante para Sinop e região escoar sua produção. Silval afirmou que do município até o porto de Paranaguá (PR) são mais de 2,5 mil quilômetros de distância que são percorridos por caminhões. Com a rodovia saindo por Santarém (PA), haverá um encurtamento da distância. “Haverá um ganho de 1,3 mil quilômetros a menos de rodovia e próximo de sete mil milhas marítimas a menos até a Europa que impacta no custo do frete. Esta ferrovia trará um ganho mais de competitividade aos nossos produtores”.

O prefeito Juarez Costa também manifestou apoio à construção da ferrovia como mecanismo para ajudar a resolver os problemas de logística. O deputado federal Nilson Leitão também esteve no encontro com os integrantes da Rota da Integração.
 
Neste domingo, o governador do Pará, Simão Jatene, espera a comitiva mato-grossense na divisa dos dois Estados e vai acompanhá-los até Santarém. Eles também vão ver o andamento das obras de pavimentação da BR-163, que é cobrada há décadas pelo setor produtivo. Silval pernoitou em Matupá, após parada em Terra Nova do Norte. Neste domingo, a comitiva percorreu cerca de 450 km e pernoitou em Morais de Almeida.

(Atualizada às 08:22h em 05/09)

Leia ainda
Rota Integração: mato-grossenses percorreram 400 km neste domingo
Rota Integração: mato-grossenses entram no Pará e conhecem “drama” de moradores
Sorriso: Silval diz que ferrovia até Santarém é a médio prazo
Chineses conhecem Mutum, Sorriso e Lucas para planejar ferrovia
Expedição com Silval e chineses que vai a Santarém passa por Nova Mutum e Lucas

Rota da Integração em Sinop: prefeito Juarez Costa discursa

 

Silval e chineses em Sorriso (fotos: Só Notícias/Aline Dessbesell)

 

Integrantes da Rota da Integração conhecem potencialidades de Lucas do Rio Verde (Só Notícias/Altair Anderli)

 

Silval e chineses em Nova Mutum (fotos: Só Notícias)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE