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Tesouro Nacional dá aval para liberação de recursos para VLT no Estado

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O governador Silval Barbosa (PMDB) deu dois passos decisivos em busca de respaldo para a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como sistema de transporte coletivo entre Cuiabá e Várzea Grande e uma das principais obras da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Em reunião, acompanhado do presidente da Agecopa, Eder Moraes, e do secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos, na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foi autorizada a capacidade de endividamento do Tesouro de Mato Grosso em contratar empréstimos para viabilizar as obras do sistema que provavelmente deverá ser feito numa Parceria Público Privada (PPP). O pedido é para resguardar o Estado de ter que assumir a execução das obras do novo sistema e posterior a isto repassá-la para ser administrada pela iniciativa privada, o que facilitaria na política de determinação dos valores das passagens que seriam subsidias pelo Poder Público Estadual.

"Demos um passo importante no sentido do Estado assumir compromissos e efetivar o VLT", disse o governador Silval Barbosa, sinalizando que teria ainda ontem reuniões nos ministérios do Planejamento, Transportes e dos Esportes para consolidar a transferência de quase R$ 500 milhões previstos através de empréstimos da Caixa Econômica Federal (CEF), inicialmente alocados para o Bus Rapid Transit (BRT) para o VLT, modalidade que o Estado escolheu.

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, sinalizou que Mato Grosso ao longo do governo Blairo Maggi (hoje senador da República) fez o dever de casa, organizou suas finanças e sua capacidade de endividamento, o que poderá ser essencial para se colocar em prática um sistema infinitamente mais moderno e viável de transporte coletivo para a população de uma maneira geral.

Já o secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos, apontou ainda que se necessário o Estado pode tomar empréstimos, mas diante da procura de empresas da iniciativa privada na execução da instalação do novo sistema de transporte coletivo, as obras acabarão se tornando mais baratas e com menor investimento por parte do Poder Público. "As coisas estão sendo feitas dentro da capacidade e sem riscos que comprometam o crescimento econômico e financeiro de Mato Grosso", explicou o secretário de Fazenda.

BNDES – Mas as boas informações não param por aí. Na terça-feira (09), mesmo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também demonstrou interesse em ser o tomador das operações de empréstimos para ceder os recursos para Mato Grosso, o que pode representar novo aportes de recursos para as obras do VLT.

"Estamos esgotando todas as possibilidades de entendimento com o governo federal para então decidir pelo melhor sistema de transporte coletivo", disse o governador que aguarda novas reuniões com ministros de Estado para um resultado final nas negociações.

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