quarta-feira, 16/julho/2025
PUBLICIDADE

Contas da prefeitura de Alta Floresta são aprovadas pelo TCE

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer favorável a aprovação das contas anuais de governo do exercício 2010 da prefeitura de Alta Floresta. O processo foi apreciado na sessão ordinária desta manhã e o relator foi o conselheiro Waldir Júlio Teis. No voto, é mencionado que a administração atendeu a todos os “mandamentos” legais, com os investimentos obrigatórios em várias áreas. No período, sob comando da prefeita Maria Izaura Alfonso (PDT), o Executivo arrecadou mais de R$ 60 milhões, segundo dados do tribunal.

Segundo o documento, do orçamento, 54,75% foram gastos com pessoal (folha de pagamento), sendo que o limite legal 60%; 26,72% na manutenção e desenvolvimento do ensino (mínimo legal 25%); 71,510% na valorização dos profissionais do magistério – FUNDEB (mínimo legal 60%); 24% em ações e serviços públicos de saúde (mínimo legal 15%) e 7% de repasse ao Poder Legislativo (limite legal 7%).

Pelo menos três irregularidades foram apontadas pela controladoria interna do TCE, mas que não são determinantes para a reprovação das contas, entre elas, a de que a prefeitura não registrou contabilmente a receita oriunda de renúncias. A defesa alegou que as receitas dos entes públicos somente são consideradas (registradas) para efeitos de resultados no momento em que forem recebidas.

No voto, o conselheiro recomenda ao Legislativo, que vai votar as contas, tendo em vista o parecer favorável, propor e acompanhar as ações implementadas pela prefeitura, previstas no voto. Entre elas, estão as referentes a Educação e Saúde, que receberam notas 8 e 5, numa escala que vai até 10, e implantação do sistema de controle interno no que se refere ao planejamento e orçamento, considerando que não foi implantando o referido sistema, bem como as normativas referentes aos exercícios de 2008 a 2010.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE