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Sinop: lideranças e entidades debatem viabilidade de hidrovia Nortão-Pará

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Lideranças políticas e seguimentos sociais e produtivos de Sinop e região debateram, ontem à noite, a implantação das eclusas nos rios Teles Pires, Tapajós e Juruena, além da implantação de hidrovias nos rios Teles Pires e Tapajós. De acordo com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), um dos proponentes da audiência pública, o principal foco da discussão é sobre o aproveitamento do potencial dos rios da região onde estão sendo instaladas usinas para oportunizar a construção de eclusas visando o transporte hidroviário.

O parlamentar acredita que a construção de hidrovias beneficiará a região de duas maneiras. A primeira delas, o setor produtivo ganhará com um modelo de transporte de quatro a cinco vezes mais barato do que o rodoviário e que, por consequência, vai proporcionar uma maior competitividade do produto local no mercado internacional. Já a segunda, seria a diminuição do trânsito de veículos pesados pela BR-163.

“Para escoarmos a atual safra de produtos agrícolas somente do Norte do Estado é necessário alinhar cerca de 700 mil carretas. Com a hidrovia, vamos diminuir este volume consideravelmente nas nossas rodovias. Além da diminuição deste tráfego, haverá o aumento da competitividade do nosso produto, já que o produtor gastará menos no frete. Com o produto mais barato, poderemos competir com maior igualdade no mercado internacional”, explicou.

Após esta audiência, os parlamentares pretendem se mobilizar para pressionar o governo federal e mostrar a importância da obra para o Estado. De acordo com Dilmar, os parlamentares querem que o sistema hidroviário também seja implantado em outros rios do Estado, desde que haja viabilidade para o projeto. O parlamentar afirmou que há a possibilidade de outra audiência ser realizada em Colíder ou Alta Floresta.

Já o senador Jayme Campos (DEM) acredita que há grandes possibilidades na implantação deste sistema de transporte. Segundo ele, além de ser menos oneroso para o setor produtivo, ele também é menos poluente para o meio ambiente comparado com o sistema rodoviário. “Espero que o governo federal dê um tratamento diferenciado, pois não estão previstos eclusas para estes rios da região. Acredito que este seria um trabalho a curto e médio prazo, depende do governo agora”, ressaltou.

A audiência contou com a participação de mais de 200 pessoas entre produtores, empresários, classe política e ambientalistas. Estiveram presentes além do Dilmar e Julio, os deputados federais Neri Geller e Roberto Dorner (ambos PP); o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB); os deputados estaduais Baiano Filho (PMDB) e Luciane Bezerra (PSB); o secretário de Estado de Transporte Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves; o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda; o secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística de Transportes, Francisco Vuolo; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Mauro Muller; o presidente da câmara de Sinop, Remídio Kuntz (PP); o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan; o coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira; o coordenador de Manutenção e Operação de Hidrovias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Flávio Acatauassú Nunes; representantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Norte (Codenorte); da Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros participantes.

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