PUBLICIDADE

Cuiabá: parecer jurídico sobre vaga na câmara sairá no dia 18

PUBLICIDADE

A mesa diretora da câmara de Cuiabá receberá, no dia 18, o parecer da assessoria jurídica sobre o pedido do PPS que reivindica a vaga do vereador e presidente do Poder Legislativo, Júlio Pinheiro (PTB). Ele assumiu a vaga de titular no lugar de Ivan Evangelista (PPS), que foi cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos nas eleições municipais de 2008 e abuso de poder político.

A vaga de Pinheiro é reivindicada pelo presidente estadual do PPS, deputado estadual Percival Muniz, e pelo suplente de vereador Claudemir Persona (PPS) com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que pertence ao partido e não à coligação. De acordo com a assessoria de imprensa da câmara, a mesa diretora irá se manifestar somente após o parecer técnico da Consultoria Jurídica, em obediência à legislação vigente, com base na Lei Orgânica de Cuiabá.

Desde dezembro, a Suprema Corte entende que deve ser empossado o primeiro suplente do partido e não da coligação em renúncia ou licença dos titulares do mandato, o que já motivou a expedição de 15 liminares. Mesmo assim, Pinheiro diz que não há possibilidade de perder a vaga. “Nenhuma decisão trata de vagas abertas com a cassação do titular do mandato. O pedido do PPS é um caso atípico. Além disso, não foi apreciado o mérito e há uma divisão dos ministros em relação a esse tema, o que foi exposto pelo resultado de 5 a 3 quando o tema foi levado pela primeira vez ao plenário”, disse anteriormente A Gazeta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE