sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Técnicos avaliam instalação de veículos leves sobre trilhos em MT

PUBLICIDADE

Técnicos das empresas envolvidas no projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos virão a Cuiabá, logo após o carnaval, fazer análise "in loco" da realidade cuiabana e apontar a viabilidade e custos para a execução da obra. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP), considera que o VLT o tipo de transporte urbano mais viável, econômico e, ambientalmente, correto. "Vamos saber se é viável ou não, se o VLT é realmente a melhor opção para colocarmos um fim no problema de mobilidade urbana, que enfrenta a nossa capital e prepará-la para receber a Copa do Mundo em 2014", acrescentou Riva.

O estudo da viabilidade do VLT somente foi autorizado na semana passada, após uma reunião com empresários, governador Silval Barbosa e o deputado José Riva e um estudo prévio deverá ser apresentado ao Governo entre os dias 21 e 30 de março. "Com o VLT também teremos menos desapropriações, pois o sistema aproveita os canteiros centrais das avenidas", destaca.

Entre as empresas envolvidas no projeto do VLT, está a AZVI S/A, especializada em construção de ferrovias até a operação do sistema. (www.azvi.es). E são muitos os exemplos que deram certo na Europa. É o caso da cidade de Bordeaux, na França, com aproximadamente 250 mil habitantes, o sistema foi implantado em 2003 e continua sendo utilizado pela cidade até hoje.

PROPOSTA – Segundo a proposta, serão construídos dois ramais do metrô/VLT com percurso total de 23 km, dos quais 15 km correspondem ao eixo Aeroporto Marechal Rondon até a região do CPA, nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar, e outros 8 km do eixo que sai do trevo do Tijucal até a Prainha.

Os empresários acreditam que, por não ter faixa exclusiva como no BRT e poder utilizar os canteiros centrais das avenidas, o número deverá ser bem menor. Uma das áreas que não seria tão afetada com o VLT seria a região do Morro da Luz. Este é um assunto preocupante para os locatários da Prainha, que estiveram reunidos há uns 15 dias com o deputado José Riva.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE