PUBLICIDADE

Eleição para a Ucmmat começa a ficar movimentada

PUBLICIDADE

Com a proximidade da eleição para presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), candidatos buscam apoio de caciques políticos para se fortalecerem. Apoiado pelo atual presidente Aluízio Lima (PR), o vereador Unírio Schirmer, o Ratinho (PR), de Nova Mutum, saiu na frente e já conta com aval de deputados do DEM e PP, além do próprio partido ao qual é filiado.

"Temos o apoio de vários deputados como Dilmar Dal Bosco (DEM), José Riva (PP) e o federal Wellington Fagundes (PR). Isso mostra que temos compromisso não só com esses nomes, mas sim com todo o Estado", afirma Ratinho, que já é vice-presidente da Ucmmat e luta para manter a hegemonia da atual direção. Ele se reúne hoje com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), para também pedir apoio.

A eleição para presidente da Ucmmat ocorre em 23 de fevereiro. Além de Unírio Schirmer, disputam a sucessão de Aluízio Lima os vereadores Marcos Mendonça (PTB), de Água Boa, e Miguel Moreira da Silva (PTB), o Miguelão, e Vanilton da Silva (PR), de Vale São Domingos. O atual presidente já foi reeleito e não pode pleitear mais um mandato.

No caso de Marcos Mendonça, ele defende reoxigenação na União de Vereadores. Em 2009, ele perdeu por apenas 12 votos de diferença a eleição para Aluízio Lima. Ratinho disputa com propósito de manter a linha de trabalho da instituição. Miguelão defende maior estrutura para os vereadores percorrerem os órgãos públicos com sede em Cuiabá.

Os números da Ucmmat justificam a disputa. A entidade conta com 1.295 vereadores, sendo que grande parte das 141 câmaras municipais é filiada à instituição, criada em 1991. O cargo rende visibilidade ao presidente e costuma alçá-lo a maiores postos políticos. O prefeito de Barão de Melgaço e ex-vereador por Cuiabá, Marcelo Ribeiro (PP), já presidiu a entidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...

Governador de SP e Mauro se reúnem em Cuiabá com lideranças empresariais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e...
PUBLICIDADE