sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: 32ª Zona Eleitoral em Sinop começa a ser instalada

PUBLICIDADE

A justiça eleitoral começa instalar, esta semana, a 32ª Zona Eleitoral de Sinop dá início aos procedimentos para a instalação do cartório eleitoral, cuja inauguração será no dia 21 de janeiro. A mudança estava prevista na Resolução TRE-MTm que trata do remanejamento de zonas eleitorais. A resolução, assinada no dia 8 de novembro de 2010, transferiu para Sinop a Zona Eleitoral que tinha como sede o município de Pedra Preta. Com o remanejamento, os eleitores de Pedra Preta passaram a ser atendidos por um posto eleitoral ligado à 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis.

O objetivo dos remanejamentos aprovados na resolução é melhorar os serviços prestados pela Justiça Eleitoral, facilitando o acesso ao cidadão e dinamizando os trabalhos realizados por servidores e magistrados. A proposta foi apresentada por uma comissão de estudos presidida pelo juiz membro do TRE-MT, Sebastião de Arruda Almeida, e composta por servidores de todas as secretarias do tribunal e também dos cartórios eleitorais.

A comissão propôs a transferência da 5ª Zona Eleitoral de Poxoréu para o município de Nova Mutum que, por sua vez, passa a atender ao serviço eleitoral também no município de Santa Rita do Trivelato. Os eleitores do município de Poxoréu serão atendidos pelo posto da 40ª Zona Eleitoral de Primavera do Leste. A distância entre os dois municípios é de apenas 40 quilômetros.

Um fator preponderante para o remanejamento desta Zona Eleitoral é o fato de que no período entre os anos de 2004 e 2006 o eleitorado de Poxoréo teve um decréscimo de 2,51%, e no período de 2006 a 2008, houve um singelo acréscimo de 1,40%.

Antes da mudança, Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato pertenciam à 7ª Zona Eleitoral, que tem sede em Diamantino e abarca ainda o município de Alto Paraguai. De acordo com o relatório da comissão de estudos, Nova Mutum possui condições geográficas privilegiadas e facilidade de acesso. O município faz parte da região de maior crescimento econômico e populacional de Mato Grosso. Além disso, o município de Santa Rita do Trivelato, também pertencente à Zona Eleitoral de Diamantino, localiza-se mais próximo à sede de Nova Mutum.

A comissão recomendou também que os eleitores residentes em Conquista D´Oeste, hoje pertencente à 25ª Zona Eleitoral de Pontes e Lacerda, passem a ser atendidos pela 61ª Zona Eleitoral de Comodoro. A aprovação da transferência se deu em virtude do grande número de eleitores pertencentes à Zona Eleitoral com sede em Pontes e Lacerda, mais de 42 mil eleitores, 44 locais de votação e 157 seções eleitorais. A situação é agravada pela extensa área rural nos município de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, também de responsabilidade da 25ª Zona.

Outra mudança aprovada pelo Pleno do TRE determina que os eleitores de Campos de Júlio, atualmente pertencente à 61ª Zona Eleitoral de Comodoro, sejam atendidos pela 42ª Zona Eleitoral com sede em Sapezal. A transferência foi considerada viável pelo fato de não acarretar acúmulo de trabalho naquela Zona Eleitoral, tendo em vista que a 42ª Zona Eleitoral é responsável apenas pelo município de Sapezal possuindo cerca de 9.800 eleitores e apenas dois locais de votação.

Há ainda o remanejamento do eleitorado de Araguaiana e Pontal do Araguaia, atualmente pertencentes à 47ª Zona Eleitoral, para a 9ª Zona Eleitoral. As duas zonas eleitorais estão situadas em Barra do Garças. Neste mês de janeiro, a Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso deve elaborar o cronograma das alterações aprovadas pelos membros do Pleno do TRE, com a previsão de execução ainda no primeiro semestre de 2011.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE