PUBLICIDADE

Secretário e deputados recebem projeto de reestruturação da Sema

PUBLICIDADE

Terminou, agora há pouco, a reunião da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa com os secretários de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão, e da Casa Civil, José Lacerda. De acordo com a assessoria, o encontro foi para debater pontos do projeto de reestruturação da Sema e, com isso, dar mais agilidade aos procedimentos de alçada da pasta.

O projeto de reestruturação da pasta está sendo elaborado e discutido com várias instituições, algumas ligadas ao setor produtivo, que necessitam dos serviços prestados pela Sema, como também de órgãos de fiscalização como Ministério Público. Agora é a vez do debate do projeto com os deputados estaduais, que poderão sugerir mudanças no texto.

A assessoria da Sema não soube confirmar, mas outras reuniões entre o secretário de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão, coordenadores da pasta e os deputados devem ocorrer para tratar do assunto. Datas não foram confirmadas.

Ao Só Notícias, o deputado estadual e presidente da comissão, Dilmar Dal Bosco (DEM), afirmou que o projeto trata da descentralização da pasta. Por exemplo, atualmente um plano de manejo de uma propriedade em Sinop é remetida para a secretaria em Cuiabá analisar, juntamente com inúmeras outras de todas as partes do Estado. Com a nova proposta, a unidade da Sema em Sinop ficaria responsável por este procedimento do município e região. “Cerca de 80% dos procedimentos da Sema podem ser distribuídos pelas unidades nas regiões e não ficar tudo centralizado em Cuiabá”.

Os processos de licenciamento são fundamentais para atividades de indústrias madeireiras, empresas que desenvolvem projetos e demais que estão ligadas ao setor florestal. A falta de servidores na Sema é um dos motivos da lentidão para despachar, também, projetos de manejo florestal – indispensáveis para as madeireiras retirarem as árvores próprias para serem industrializadas.

(Atualizada às 18h30)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso pode ter mais de 100 mil eleitores com títulos cancelados

O Tribunal Eleitoral de Mato Grosso informou que 108.902...

Ministro prevê leilão da ferrovia Sinop-Miritituba para o próximo ano

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou, ontem, em roadshow...
PUBLICIDADE