PUBLICIDADE

Sinop: eleitores têm 60 dias para justificar porque não votaram

PUBLICIDADE

O eleitor que não compareceu as urnas ou que estava fora de seu domicílio eleitoral e não votou no pleito de ontem, tem prazo de 60 dias para justificar ausência, em qualquer cartório eleitoral. Só em Sinop, foram 17.179 eleitores que não votaram. Já em Alta Floresta foram 7.823; em Sorriso, 7.617; Lucas do Rio Verde, 6.033 e Nova Mutum 3.781. Na capital, 65.514.

O servidor da 22ª zona eleitoral de Sinop, Luis Carlos Dilkin, explicou o que é necessário para apresentar a justificativa e pediu para o eleitor ficar alerta. "A pessoa pode procurar qualquer cartório eleitoral, levar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), devidamente preenchido e anexar um comprovante de sua abstenção. Por exemplo, se a pessoa faltou ao pleito, por motivo de viagem, anexa algum tic, se faltou por motivo de doença, anexa o atestado médico", explicou ao Só Notícias.

Com o fim das eleições na maioria das cidades do estado, o servidor informou que o requerimento deve ser feito pela internet, através da página do Tribunal Regional Eleitoral. O eleitor imprime, preenche e leva até o cartório eleitoral mais próximo.

Para os que não compareceram as urnas em Cuiabá, onde haverá segundo turno, o prazo para justificar começa a ser contado a partir do final de cada turno. Portanto, o eleitor tem até 8 de dezembro.

Conforme Só Notícias já informou, Mato Grosso teve o maior índice de abstenção, nestas eleições, em todo o país. Aproximadamente 2,1 milhões de eleitores aptos, 18,17% não compareceram, o equivalente a 394,4 mil pessoas. O índice foi superior ao percentual nacional, de 16,41%. Isto significa que 22,7 milhões dos 138,5 milhões de eleitores brasileiros aptos não votaram.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PF cumpre 10 mandados e prende ex-assessor de Bolsonaro

A Polícia Federal informou neste sábado que cumpre dez...

Novas medidas tributárias em Mato Grosso também beneficiam setor de panificação

O pacote de medidas tributárias, definidas pelo governo do...
PUBLICIDADE