PUBLICIDADE

Deputado de MT diz que ministra não cede em negociação com professores

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) disse, hoje que a postura da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Míriam Aparecida Belchior, é irredutivel quanto a proposta de aumento salarial para professores de universidades federais em greve. Ela se reuniu com deputados da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, eque cobraram celeridade das negociações para o fim da greve.

"A ministra disse que o Brasil não vai ceder às pressões porque não tem condição de atender o pleito na íntegra. Ela lembrou ainda que o funcionalismo público representa 1% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros", ressaltou. O deputado apresentou o requerimento n° 183/2012 que solicita Audiência Pública com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante e Miriam Belchior, para prestarem esclarecimentos acerca da reestruturação da carreira docente e dos servidores técnicos administrativos das instituições federais de ensino. O requerimento encontra-se na pauta para ser apreciados pelos membros da Comissão de Educação e Cultura. A previsão é para que a votação ocorra na próxima semana.

Uma das reivindicações dos professores é o aumento do piso salarial que, de acordo com a ministra, atender este pleito representa sair de R$ 10 bilhões atuais para R$ 27,7 bilhões na folha de pagamento.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) informa que 48 de 57 instituições de ensino superior decidiram continuar a greve e não aceitar a proposta do governo que ofereceu reajuste de 25% a 40% a ser aplicado em três anos, em lugar dos aumentos a partir de 12% inicialmente sugeridos.

O sindicato quer tratar também da progressão de carreira, gratificações e avaliação de desempenho não foram contempladas na proposta do Ministério do Planejamento.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso pode ter mais de 100 mil eleitores com títulos cancelados

O Tribunal Eleitoral de Mato Grosso informou que 108.902...

Ministro prevê leilão da ferrovia Sinop-Miritituba para o próximo ano

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou, ontem, em roadshow...
PUBLICIDADE