PUBLICIDADE

Justiça julgou 76 dos 271 acusados de integrar máfia dos sanguessugas

PUBLICIDADE

Passados 6 anos do escândalo da Máfia dos Sanguessugas, a Justiça Federal em Mato Grosso julgou apenas 76 dos 271 processos instaurados para apurar denúncias de desvio de recursos públicos a partir da compra de ambulâncias com preço superfaturado. A expectativa do juiz federal Paulo Cézar Alves Sodré é que, até o fim do ano, pelo menos a metade seja apreciada.

Dos 76 processos julgados, a maioria levou à condenação com penas de menos de 4 anos, o que permite substituir a restrição de liberdade por penas alternativas. Esse é o caso de Ivo Spínola e Carlos Trevisan, irmão de Luiz Antônio Trevisan Vedoin, apontado como um dos responsáveis pelo núcleo financeiro do grupo.

O número de processos julgados é pequeno, principalmente diante da proporção que se transformou o escândalo conhecido nacionalmente em 4 de maio de 2006, quando foram presos parlamentares, servidores públicos e políticos de vários estados acusados de participação no esquema. As fraudes causaram prejuízos de mais de R$ 110 milhões aos cofres públicos.

A máfia dos sanguessugas levou à instauração de 271 processos somente na Justiça Federal de Mato Grosso que envolvem 571 réus. Eles respondem por vários crimes, principalmente formação de quadrilha e fraude à licitação. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o esquema consistia em 3 fases. A primeira era a confecção de emendas parlamentares para compra de ambulâncias. A segunda etapa correspondia à execução orçamentária. A terceira era a liberação do dinheiro distribuído em forma de propina a parlamentares, empresários e servidores públicos ligados ao esquema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Aprovado projeto do governo de Mato Grosso alterando cadastro de pedófilos

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade,...

Lula volta a Mato Grosso esta semana para lançar programa e entregar maquinários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Deputada de Mato Grosso protocola pedido de CPI mista para investigar fraudes no INSS

Foi protocolado nesta segunda-feira o pedido para a instalação...

TCE detecta falhas em 81% dos municípios mato-grossenses na prevenção a desastres naturais

Considerando que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes...
PUBLICIDADE