PUBLICIDADE

Silval defende investimentos em logística no Estado durante congresso

PUBLICIDADE

Investir em logística e buscar meios de agregar valor ao produto local, esses foram os principais pontos defendidos pelo governador Silval Barbosa durante a abertura do VI Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), que acontece em Cuiabá até o dia 14 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal. Esses dois requisitos, afirmou o chefe do Executivo estadual, fazem parte do plano de governo e são fundamentais para que o Estado continue sendo referência nacional e internacional.

Mais de duas mil pessoas participam este ano do Congresso Brasileiro de Soja – realizado a cada três anos – entre produtores, pesquisadores, estudantes, empresários e demais profissionais da área agrícola. Os debates e trabalhos apresentados estão ligados ao tema "Soja: fator de integração nacional e desenvolvimento sustentável" e têm como objetivo refletir sobre o atual modo de produção, os desafios e o que é preciso aprimorar.

Silval Barbosa apresentou os avanços que o Estado tem conquistado na área de logística, importante para o escoamento da produção agropecuária e também de minérios. A inauguração do Terminal Intermodal de Cargas de Itiquira, em maio deste ano, e as obras para o terminal de Rondonópolis foram destacadas pelo governador, bem como os incentivos fiscais para as indústrias, a fim de agregar valor ao produto local.

A instalação da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop também é uma conquista, disse o governador. "A Embrapa tem feito a diferença. Com ela, Mato Grosso avança em pesquisas e transfere todo esse conhecimento ao produtor rural, que em Mato Grosso tem o perfil de buscar sempre a qualificação profissional", completou Silval Barbosa.

Para o presidente da Aprosoja-MT, Carlos Favaro, o Governo de Mato Grosso tem sido um grande parceiro dos produtores de soja do Estado, principalmente em relação a infraestrutura e logística, fatores importantes para garantir a competitividade, ou seja, conseguir insumos a um custo menor e valorizar o produto. Outra questão a ser debatida no encontro, pontua Favaro, é a utilização das áreas de pastagens de baixa produtividade na produção de soja, mais especificamente na região do Araguaia, que tem um grande potencial.

O presidente da comissão organizadora do Congresso, Ricardo Abdelnoor, destacou a importância do evento ser realizado em Mato Grosso, principalmente pelo Estado ter um grande número de produtores altamente qualificados e que estão sempre atentos às tecnologias geradas. "Este congresso propicia o acesso a novas tecnologias, os novos desafios em termos de produção de soja, além de uma avaliação o que está sendo feito", explicou Abdelnoor.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE