O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, tomou posse oficialmente, agora há pouco, na presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde Teles Pires. A solenidade aconteceu no auditório da Associação Comercial de Sorriso (Aces). Em seu discurso, o gestor luverdense afirmou que pretende focar ações centralizadas nos 15 municípios que fazem parte do consórcio, já que o Hospital Regional de Sorriso está sendo gerido por meio de Organização Social de Saúde (OSS).
Ele ressaltou que é importante alguns destes municípios também investirem em ações de média e alta complexidade. Com isso, haveria um "alívio" para o Hospital Regional. Apesar de gerido por uma OSS, o prefeito ressalta que a unidade é importante para a região.
O antigo gestor, o prefeito de Cláudia, Valmir Giachini, deixou o comando da entidade no dia 30 do mês passado, por conta do processo eleitoral. Ele é pré-candidato à reeleição. Até então, Marino ocupava a vice-presidência. O gestor de Lucas ficará no cargo até o final deste ano, quando encerra este mandato.
Giachini afirmou que apesar de algumas dificuldades, ele considera sua gestão boa. Para ele, os problemas enfrentados não foram por culpa do consorcio e sim por problemas do governo do Estado. Ele explicou que o consórcio é uma forma de intermediar e minimizar as crises.
Fundado em 1995, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Teles Pires tinha como objetivo buscar profissionais de saúde para atender as necessidades do interior. O principal objetivo do consórcio é a função complementar dos serviços especializados de saúde que o governo do Estado não oferece. As prefeituras repassam verbas para o consórcio de acordo com a quantidade de pacientes encaminhados mensalmente para atendimentos. Os recursos são usados em complementação salarial de médicos e demais despesas da unidade de saúde.


