O prefeito Juarez Costa e o vice, Aumeri Bampi, explicaram, ontem à noite, em Vitoria/Gasteiz na Espanha, as potencialidades de Sinop – maior cidade da região Norte de Mato Grosso. Ambos participaram do 11º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal. Eles explicaram os projetos de planejamento estratégico de desenvolvimento sócio-economico-ambientais na Amazônia mato-grossense que são desenvolvidos na cidade, contou com a presença de diversas autoridades brasileira e espanholas, dentre eles o prefeito de Vitória/Gasteiz, Javier Maroto, Igor Sobral, chefe do Gabinete de Cooperação da Embaixada do Brasil na Espanha, Rafael López de Andújar, diretor da fundação Hispano-brasileira, além de deputados estaduais, prefeitos, conselheiros de tribunais de contas, secretários estaduais e municipais e servidores públicos de diversos municípios brasileiros e espanhóis.
Juarez entregou a Javier Maroto um livro que fala da história de Sinop (escrito pelo professor Luiz Erardi dos Santos) e de como a cidade de Sinop se desenvolve buscando a sustentabilidade. O prefeito de Vitória considerou que encontros como este servem para compartilhar experiências importantes entre as cidades e construir uma realidade melhor a cada pessoa que vive nas cidades, especialmente nas cidades médias, como é o caso de Sinop.
O prefeito de Sinop elogiou o nível de organização, estrutura e modo de vida da cidade de Vitória e disse crer que o conhecimento de outras realidades serve para buscar idéias e realizar ainda mais obras e ações voltadas à melhoria de vida do cidadão sinopense.
Aumeri disse que “há muita coisa a aprender com a Europa, mas também temos coisas a ensinar e esta troca de experiências faz a gestão pública melhorar, observando que há necessidade de mudança de legislação, de mudanças da forma como desenvolvemos determinadas ações públicas, mas que é necessário como se viu concretamente, a alta participação do cidadão e da sociedade no cuidado com a cidade, porque a cidade tem de ser lugar de vida com qualidade para todos”.
A cidade de Vitória foi fundada em 1181, na era medieval, misturando tradição, modernidade, alto desenvolvimento econômico, cuidado com a sustentabilidade, alta infra estrutura e atenção ao cidadão e à qualidade de vida. É considerada a Capital Verde da Europa, altamente planejada e modelo de gestão em transporte, mobilidade, qualidade de vida e atenção ao cidadão.
O evento onde participam os gestores sinopenses é especialmente destinado a prefeitos, secretários municipais e estaduais, parlamentares, dirigentes empresariais e outras autoridades brasileiras, interessadas em fortalecer o intercâmbio entre Brasil e Espanha sob o enfoque político, administrativo, técnico e comercial/industrial nos dois países.
Juarez e Aumeri receberam do Instituto Biosfera e Ayuntamlento de Vitoria/Gosteiz, diploma e medalha em reconhecimento as conquistas da atual administração



