PUBLICIDADE

Ministro acata denúncia do mensalão; Pedro Henry figura como réu

PUBLICIDADE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, acatou denúncia da Procuradoria Geral da República contra os 38 envolvidos no processo do mensalão. Ele é o relator do caso. Na lista aparece como réu o nome do deputado federal Pedro Henry (PP). No relatório do ministro, ele é acusado de crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o único parlamentar mato-grossense envolvido no esquema. A divulgação foi feita hoje.

Conforme reportagem do Congresso em Foco, o relatório do ministro tem 122 páginas e descreve como agiu a “sofisticada organização criminosa para garantir a continuidade do projeto poder do Partido dos Trabalhadores, mediante a compra de suporte político de outros partidos”. Esta classificação foi feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em sua denúncia enviada ao ministro.

Ainda de acordo com a denúncia do procurador, a organização criminosa era “dividida em setores de atuação”, e “se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”.

Além de Henry, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT, José Genoíno, e o marqueteiro Marcos Valério estão na lista dos denunciados por Gurgel.

(Atualizada às 16h26)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jayme defende isenção de Imposto de Renda para todos os aposentados

O senador Jayme Campos (União) defendeu, em pronunciamento no...

TCE aponta superávit e aprova contas da prefeitura de Matupá

O Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso...

Sorriso: Alei firma convênios para auxiliar entidades assistenciais

O prefeito Alei Fernandes (União) assinou, esta manhã, três...
PUBLICIDADE