PUBLICIDADE

Sinop: ex-senadora e ex-ministro abrem hoje fórum de sustentabilidade

PUBLICIDADE

A ex-senadora e embaixadora da Cúpula Mundial de Legisladores para a Rio +20, Serys Slhessarenko (PT), fará a primeira palestra do 1º Fórum de Sustentabilidade da Amazônia Mato-grossense. O evento iniciará às 18h30, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, para inscrições dos participantes, depois o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), fará a abertura e, em seguida, às 19h30, acontecerá a palestra com Serys. O primeiro dia do evento será encerrado com a palestra magna do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli (foto).

Para o segundo dia, amanhã, estão programadas três mesas redondas. A primeira debaterá “Sustentabilidade ambiental”, a partir das 8h30. Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Ricardo Arioli Silva, vice-presidente Oeste da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) discorrerão sobre o tema, que terá como mediador o jornalista Onofre Ribeiro.

O segundo, às 13h30, será sobre “Sustentabilidade econômica”. Sérgio Margulis, doutor em Economia Ambiental pela Universidade de Londres, e Seneri Paludo, diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) debaterão o tema. E o terceiro, às 16h15, será focado na “Sustentabilidade social”. Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Aumeri Bampi, vice-prefeito de Sinop e doutor em Filosofia e Ciências da Educação, falarão sobre o tema. Todas as mesas redondas terão espaços para debates.

Já no sábado (28), às 8h30, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, dará inicio ao ciclo de palestras do dia com o tema “O papel da sustentabilidade na competitividade do setor privado”. Às 9h, o executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Álvaro Leite, falará sobre “Como conciliar a sustentabilidade com a produtividade?”.

Às 09h30, o representante da Federação Nacional dos Prefeitos, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Valtemir Goldmeier, palestrará sobre “O Desenvolvimento e a Sustentabilidade Municipal”. Das 10h30 até às 12h, haverá a discussão sobre o formato e a continuidade do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia Mato-grossense e também a elaboração da “Carta de Sinop” (carta de intenções das autoridades locais para a avaliação constante dos indicadores de sustentabilidade)

O fórum é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte) e tem como objetivo elaborar uma carta de intenções destinada à conferência ambiental Rio+20. Nela, será apontado as potencialidades e necessidades da região Norte mato-grossense, abordando focos econômicos, sociais e ambientais.

De acordo com a organização, aproximadamente mil pessoas, de 50 cidades, são esperadas para os debates e elaboração das propostas, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. A meta é conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão em relação à sustentabilidade com palestras, mesa redondas e a elaboração de um estudo de caso sobre Sinop.

A equipe organizadora reforça que a entrada é gratuita e que as inscrições deverão ser feitas previamente por meio do site www.forumdesustentabilidade.org

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE