O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deve ser instalado em Alta Floresta. A prefeita Maria Izaura se e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Jandir Milan, e analisaram duas áreas (um no bairro Bom Pastor e outro no centro) que poderão ser doadas. “Alta Floresta já tem condições de ter uma grande unidade do Senai. Viemos conhecer as áreas, depois que a prefeitura fizer a doação e passar pela Câmara, o Senai MT encaminha para o Senai Nacional para aprovação e iniciamos o projeto para implantação”, garantiu Milan, por assessoria.
De acordo com a prefeita, a busca pela implantação do serviço para o município é feita desde 2005, “devido a grande necessidade de qualificar nossos trabalhadores. Com a construção da usina [hidrelétrica] essa necessidade aumentou”, destacou a gestora. A confirmação ocorreu durante reunião no Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) no domingo. “É muito importante para o setor de indústrias ter o Senai em Alta Floresta para qualificar mão de obra e atender nossa demanda. Hoje temos falta de profissionais não só no setor madeireiro, mas em todas as áreas”, destacou o presidente do Sindicato, Eleandro Kremer.
Atualmente, o Senai tem unidades em Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Juína, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis. O serviço é uma instituição privada que faz parte do Sistema Federação das Indústrias e apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. O objetivo é formar mão-de-obra para a indústria de base.