PUBLICIDADE

Sinop tem o quinto melhor índice de gestão fiscal de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Estudo nacional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (ano base 2010) aponta Sinop na quinta colocação do ranking de melhor gestão, em Mato Grosso. A “Capital do Nortão” surge com Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 0,8002 e o conceito A, a partir de cinco indicadores avaliados: receita própria, pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. Entre as cidades que tem de 100 mil a 150 mil habitantes no país, figura na 12ª posição. Já no ranking nacional, em 95ª.

O prefeito Juarez Costa (PMDB), afirmou, em entrevista coletiva, esta tarde, que o índice “é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito ao longo de mais de três anos”. Ele ressaltou os investimentos feitos nas principais áreas, como na Saúde. “A lei manda investir 15% e no ano passado, a prefeitura de Sinop investiu mais de 32%, chegando a quase 33%. O mesmo ocorreu na Educação. Manda-se investir 25%, investimos mais de 26%, sem contar que a partir de 2009, a merenda escolar, tida como um gasto, hoje, já não faz mais parte dos 25%”.

Atualmente, a “prefeitura arrecada algo em torno de R$ 13 milhões por mês. É claro que se olhar a cidade, se ver o que tem de investimento, de obras pública, é um trabalho político que é feito na busca de recursos de fora”, explicou o gestor. A administração municipal gasta por mês, segundo ele, aproximadamente R$ 8 milhões com a folha de pagamento de mais de três mil servidores.

Lucas do Rio Verde, com índice 0,8501 é a 1ª colocada em Mato Grosso (25ª no país), seguida por Sapezal na 2ª colocação com 0,8340 (38º brasileiro); Santa Rita do Trivelato, com 0,8055 (86º brasileiro); Nova Mutum, com 0,8048 (88º brasileiro).

De todos os municípios mato-grossenses (141), 23 estão entre as 500 cidades brasileiras com avaliação favorável, desse montante, apenas 95 municípios brasileiros atingiram a classificação “A”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE