PUBLICIDADE

Rondonópolis: prefeitura quer criar fundo próprio para aeroporto

PUBLICIDADE

A prefeitura de Rondonópolis quer que o aeroporto Maestro Marinho Franco tenha um fundo próprio para obter recursos a serem aplicados na atual estrutura. O projeto de lei que propõe a criação foi enviado, recentemente, à câmara para aprovação. O objetivo é de que os valores arrecadados sejam revertidos em melhorias ao aeroporto, como sinalizações (horizontal e vertical), compra e manutenção de equipamento e contratação de profissionais.

A proposta prevê que os recursos do Fundo Municipal Aeroportuário sejam garantidos por meio de verbas com origem nas arrecadações de taxas e tarifas provenientes dos embarques de passageiros, pousos e decolagens de aeronaves, permanência em solo das aeronaves, hangaragem e dotações orçamentarias. Estão inclusos, também, a arrecadação a partir de convênios, taxas e tarifas referentes ao trânsito e transporte, inclusive pela utilização de terminais públicos de passageiro, outorga onerosa de concessões, permissões ou autorizações para exploração de áreas, equipamentos, publicidade e serviços referentes ao transporte aéreo.

Atualmente, a taxa de embarque é de R$ 14,83, sendo retida na passagem aérea. O valor arrecadado pelas companhias é transferido para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que, por sua vez, fica com parte do dinheiro e devolve a outra para o município. Conforme assessoria de imprensa, desde o dia 6 de fevereiro a agência repassa o recurso por meio de conta específica. Caso aprovado, o fundo receberia 65% desta arrecadação, quinzenalmente.

A previsão é arrecadação de R$ 1 milhão ao ano. A proposta prevê que o dinheiro também possa ser aplicado em outras áreas da administração pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mercado do Bem em Nova Mutum ‘é lugar de acolhimento’, avalia secretária

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Aline Félix,...

Matupá implantará residencial com 132 casas populares para famílias carentes

O chamamento público da prefeitura de Matupá (200 quilômetros...
PUBLICIDADE