PUBLICIDADE

Sinop: TRE extingue processo que suplente tentava conquistar 1ª vaga

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso julgou extinto o processo em que o segundo suplente de vereador Marlão Damaceno (PSD) buscava ser declarada a infidelidade partidária do suplente Fernando Bispo (PMDB). Ele buscarava ser  primeiro suplente da coligação Frente Mudança e Renovação (PR/PC/PC do B), pela qual foi eleita a titular da cadeira, Leozenir Severo (PSD).

A argumentação de Marlão era do primeiro suplente ter se desligado do PR e ingressado no PMDB, enquadrando-se na lei de infidelidade partidária. “Por óbvio, a ação de perda de mandato eletivo por infidelidade partidária é sempre proposta contra o mandatário (candidato eleito) que supostamente se desfiliou sem justa causa da agremiação pela qual se elegeu. A ação só existe se houver um mandatário que possa ter o seu cargo eletivo perdido, já que o objeto (pedido de tutela jurisdicional) da ação é exatamente a perda do mandato. Quem pode perder o mandato é o candidato eleito”, apontou o juiz-membro substituto Pedro Francisco da Silva, relator do processo, na decisão, divulgada na quarta-feira (22), datada do dia 17.

O juiz argumentou quem “ao excluir da lide o requerido, inicialmente demandado ( Fernando Bispo Ferreira) e não indicar outro mandatário que tenha se desfiliado sem justa causa, o requerente acabou por esvaziar o pólo passivo da ação, no qual agora figura somente o Diretório Municipal do PMDB de Sinop. Mas, como se explicou acima, não há ação de perda de mandato eletivo”.

Com base nisso, o juiz afirmou que “o objeto da ação intentada tornou-se juridicamente impossível, já que não há mais mandatário que possa eventualmente ter o seu cargo eletivo cassado. Com estas considerações julgo extinto o processo sem resolução de mérito”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-governador de Mato Grosso diz que aliados levaram “nocaute” com prisão de Bolsonaro

Presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em...

Lançada licitação para construir túnel em rodovia entre Cuiabá e Chapada; R$ 54 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Governo de MT paga servidores e injeta mais de R$ 800 milhões na economia

Os servidores públicos do governo de Mato Grosso recebem...

Secretária e prefeito inauguram unidade regional da SEMA em Sinop

Foi inaugurada, ontem, sede da unidade desconcentrada da secretaria...
PUBLICIDADE