PUBLICIDADE

Edital para projeto executivo de ferrovia em MT sai em fevereiro

PUBLICIDADE

O presidente da Valec Enegenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Eduardo Sabóia Castelo Branco, anunciou a retomada das obras da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) em reunião com o governador Silval Barbosa. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), em Brasília. Castelo Branco afirmou que em fevereiro deste ano será aberto o edital para a contratação do projeto executivo da Fico.

A previsão, segundo o presidente da empresa estatal ligada ao Ministério dos Transportes, é que no segundo semestre de 2013 seja efetuada a emissão da ordem de serviço para o início da obra que ligará Campinorte (GO) a Vilhena (RO), passando por Lucas do Rio Verde (354 Km ao Norte de Cuiabá).

Ao todo, a ferrovia terá 900 km – trabalhados em sete lotes – e o recurso de 4 bilhões de reais já está assegurado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Considero a Fico umas das obras de logística mais importantes não só para Mato Grosso, mas para todo o Centro-Oeste”, frisou o governador do Estado.

A agilidade na construção da Ferrovia “Senador Vicente Vuolo” e a continuidade da obra para ligar Rondonópolis e Cuiabá também foram pautas da reunião entre o Governo do Estado e a Valec. Castelo Branco informou que a intenção é dar mais celeridade aos estudos ambientais e projetos básicos para a execução da obra.

Na ocasião, Silval e o secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, falaram também sobre o trecho Cuiabá-Santarém, pontuando a possibilidade de uma parceria Público-Privada (PPP) com um grupo chinês para a execução dessa parte da ferrovia.

Silval e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, assinaram nesta quarta-feira o convênio que garantiu o empenho da Rodoanel em Cuiabá, no valor de R$ 30 milhões. Também foi garantido o empenho do anel viário a ser construído em Barra do Garças, obras importantes para desafogar o trânsito nas duas regiões.

Segundo o governador, durante a reunião trambém ficou definido que serão novamente licitadas as obras de recuperação das BR-174 ( liga Cáceres a Rondônia), 080 ( atual MT-322, que vai de Bom Jesus do Araguaia a Peixoto de Azevedo) e a BR-158 ( liga Barra do Garças a Vila Rica). Silval Barbosa afirmou que a reparação desses trechos são de fundamental importância para a economia de Mato Grosso. Ele destaca que o trecho da BR-158, por exemplo, é uma importante região agrícola.

Os recursos para as obras de recuperação estão garantidos e o próximo passo será a licitação destas obras. Estiveram presentes na reunião o deputado federal Wellington Fagundes, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Eder Morares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministra diz que estudos de ferrovia bioceânica cortando MT ficam prontos em menos de 2 anos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou...

Aprovado projeto de senadora de MT endurecendo penas para crimes sexuais contra vulneráveis

Durante a reunião desta quarta-feira, a Comissão de Constituição...

Ministro defende ferrovia Sinop-Miritituba mas diz que projeto dependerá de dinheiro público

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira...
PUBLICIDADE