PUBLICIDADE

Magistrados de MT são notificados a entregarem declarações de bens

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso cumpriu determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e notificou oficialmente todos os magistrados locais para que façam a entrega das declarações anuais de bens e rendimentos dos últimos cinco anos. A entrega do documento é obrigatório, conforme prevê a legislação brasileira, mas não vem sendo feita, segundo denúncia feita pela ministra e corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon.

Reportagem da Folha de São Paulo menciona que CNJ apontou falha na cobrança e no controle da entrega destas informações por parte do Tribunal de Justiça estadual . Também não aplica qualquer tipo de punição prevista em lei, que pode acarretar até mesmo na demissão do cargo. “Todos [os servidores públicos] têm que apresentar suas declarações de bens e de renda de acordo com a lei e isso deve ser examinado pelos órgãos de controle, como a corregedoria e o Tribunal de Contas da União [TCU]”, disse a ministra no mês passado.

Segundo a ministra, a declaração de bens é a principal forma de fiscalização dos magistrados. Em nota ao jornal, a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso disse que o assunto foi debatido durante a inspeção do CNJ e já pediu a todos os magistrados que encaminhem os documentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE