PUBLICIDADE

Taques propõe fim do foro privilegiado nas ações de improbidade administrativa

PUBLICIDADE

O senador Pedro Taques (PDT) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  que visa acabar com o foro especial por prerrogativa de função, o chamado “foro privilegiado”, nas ações decorrentes de atos de improbidade administrativa. Ela já tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Conforme o projeto, a Constituição de 1988 promoveu avanço ao compreender os atos de improbidade administrativa como ato ilícito grave, tendo como pena com a suspensão dos direitos políticos, a perda do cargo, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento aos cofres públicos.

No entanto, existe um conflito na norma: há um debate sobre a aplicação ou não do “foro privilegiado” nas ações de improbidade administrativa, aplicado para ações penais e crimes de responsabilidades. Esta discordância chegou a resultar em decisões contraditórias do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De uma parte, há o entendimento de que as ações de improbidade administrativa têm natureza civil, e, por isso, descabe a aplicação do instituto da prerrogativa de foro, que deve ser restrito aos processos penais e relativos a crimes de responsabilidade. De outra parte, alguns entendem que, como alguns desses atos constituem crime de responsabilidade e possibilitam a sanção de perda do cargo ou função pública, essa circunstância deveria atrair a prerrogativa de foro.

“Essas divergências acabam causando enorme morosidade das ações civis de improbidade administrativa e generalizando a sensação de impunidade. Como se sabe, o combate à corrupção deve ser feito por meio de instrumentos céleres e seguros, que garantam os direitos fundamentais de todos os envolvidos”, justificou o senador na proposta.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE