PUBLICIDADE

Ministro mato-grossense é eleito membro efetivo do TSE

PUBLICIDADE

Gilmar Mendes 3 2013O ministro Gilmar Mendes foi eleito, hoje, como um dos três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que são membros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e exercem o mandato por dois anos. Ele obteve nove votos dentre os 11 ministros da Suprema Corte, para ocupar a vaga que foi anteriormente exercida pela ministra Cármen Lúcia, que, em novembro passado, encerrou seu biênio no TSE, quando ocupava a presidência da corte eleitoral. Antes de ser escolhido para o posto, o ministro Gilmar Mendes era ministro substituto no TSE.

Também hoje, o Plenário do STF elegeu os nomes da lista tríplice a ser encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff, para ocupar uma suplência vaga no TSE que cabe à categoria dos advogados. Foram escolhidos, também por nove votos, os advogados Joelson Costa Dias, Alberto Pavie Ribeiro e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

O TSE é sempre presidido por um ministro do STF. De sua composição fazem parte, além de três ministros do Supremo, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da categoria dos advogados.

Composição – compõem o TSE, atualmente, os ministros do STF Marco Aurélio, que o preside, Dias Toffoli (vice-presidente) e, agora, o ministro Gilmar Mendes, como efetivos. Pelo STJ, são efetivos os ministros Laurita Vaz, corregedora do Tribunal, e João Otávio de Noronha. Pela categoria dos advogados, são titulares do TSE Henrique Neves da Silva e Luciana Christina Guimarães Lóssio.

Os substitutos, pelo STF, são os ministros Luiz Fux e Rosa Weber e um nome a ser ainda escolhido para a vaga agora deixada pelo ministro Gilmar Mendes. Pelo STJ, são substitutos os ministros Humberto Eustáquio Soares Martins e Maria Thereza Rocha de Assis Moura. Das suplências que cabem à categoria dos advogados, uma é ocupada por Admar Gonzaga Neto, faltando preencher a outra, para a qual foi composta, hoje, a lista tríplice.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro deputados federais de Mato Grosso se posicionam contra reforma administrativa

Quatro dos oito deputados federais representantes de Mato Grosso...

Justiça mantém mesa técnica do TCE sobre o transporte em Várzea Grande

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso suspendeu, ontem,...
PUBLICIDADE