sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

STF pode decidir esta tarde prisão do deputado Pedro Henry

PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal pode determinar, esta tarde, a prisão do deputado mato-grossense Pedro Henry (PP), dos deputados Valdemar Costa Neto (SP), José Genoíno e João Paulo Cunha (ambos PT-SP) condenados no esquema do mensalão. O pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é pela prisão imediata de 20 dos 25 condenados no esquema de pagamento de propina em troca de apoio, na Câmara dos Deputados, para o governo do ex-presidente Lula. Entre os condenados está o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT).

O plenário do STF começará analisando mais embargos de declaração ajuizados por empresários e também políticos que haviam sido condenados a prisão e pagamento de multa. Na prática, esses recursos devem esclarecer eventuais contradições nas sentenças, mas não deverão alterar as penas.

Se os ministros rejeitarem o pedido de prisão imediata, também podem determinar a execução imediata das sentenças daqueles que utilizam os recursos conhecidos como embargos de declaração apenas com o propósito de evitar o fim do processo do mensalão. Caso considerem que os embargos são meramente protelatórios, é possível que a corte entenda que parte dos réus já pode começar a cumprir a pena, independentemente de outros mensaleiros ainda recorrerem de suas condenações, informa Veja on line.

O mato-grossense Pedro Henry já pediu, ao STF, que possa cumprir sua pena em Cuiabá, em regime semi aberto, alegando que tem um filho, menor de idade, residindo na capital mato-grossense. Henry quer evitar a prisão em Brasília. Ele foi condenado a 7 anos e 2 meses de prisão, ano passado, e, este ano, teve recurso negado. O STF ainda julgará o pedido do local onde ele ficará preso.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE