PUBLICIDADE

Leitão adverte que votações podem parar se PEC de áreas não for votada

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) disse, em reunião com produtores na Famato, que se a PEC 215/2013 não for votada, em breve, os parlamentares poderão paralisar os trabalhos do Congresso Nacional, em uma forma de protesto. A referida proposta acrescenta um artigo à Constituição que dá competência exclusiva ao Congresso para aprovar a demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e ratificar as demarcações já homologadas.

No entanto, o governo federal é contra a PEC. “Este governo dividiu o Brasil em dois: brasileiros e índios, sendo que somos todos iguais, e o que eles querem é que essa disputa entre produtores e índios continue, o motivo eu não sei”, afirmou ele no encontro, realizado ontem.

Para ele, o Congresso tem que ter autonomia para tomar decisões em relação ao assunto, uma vez que os parlamentares conhecem mais de perto a situação. “Nós conhecemos de perto a real situação do problema e sabemos que o órgão responsável não funciona. Precisamos tomar atitudes urgentes para que essas famílias não sejam desalojadas”.

O parlamentar aproveitou para criticar a política de demarcação do governo federal e ressaltou que os índios estão abandonados e muitas vezes morrendo por viverem em situação de miséria. “O índio está morrendo de fome, doenças, não tem atendimento médico, e o Governo acha que dar terras a eles vai adiantar de alguma coisa, não é verdade, tem que oferecer mais qualidade de vida”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Nova Mutum define venda de lotes em distrito industrial

Foi lançada pela prefeitura chamamento público que oferece 12...

Prefeitos de Nova Mutum e Barra destacam empenho de Virginia para realizar obras

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, reconheceu a...

Governo de MT inaugura amanhã 23 km de asfalto no Médio Norte

O governador Mauro Mendes vai inaugurar nesta quarta-feira (17),...

Sinop: Senado encaminha ao governo proposta criando Universidade Federal do Norte

A comissão de Educação do Senado decidiu, em audiência,...
PUBLICIDADE