PUBLICIDADE

Contas de governo de Colíder recebem parecer favorável

PUBLICIDADE

As contas anuais de governo da Prefeitura de Colíder recebeu parecer prévio favorável à aprovação pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), já que obedeceram aos princípios de transparência da gestão pública. De acordo com o voto, na manutenção e desenvolvimento do ensino foi aplicado o correspondente a 29,70% das receitas provenientes de impostos municipais e transferências estadual e federal, atendendo ao disposto no artigo 212 da Constituição Federal. Em relação aos recursos recebidos por conta do FUNDEB, foram aplicados 81,01% na valorização e remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

De acordo com o conselheiro relator Antonio Joaquim, a irregularidade que se refere à não correspondência entre as despesas autorizadas e as informações enviadas no sistema Aplic, a defesa confirmou a falha e esclarece que as informações corretas são as enviadas fisicamente. "Como se vê, não restam dúvidas de que a inconsistência nas informações efetivamente ocorreu. Contudo, verifico que não houve má-fé na conduta do gestor ou intenção de mascarar alguma situação, além do que, essa divergência não impediu os auditores de extraírem as informações necessárias para se obter a real noção das contas"", afirmou.

Em relação aos resultados das políticas públicas, todos os itens que foi avaliado obtiveram desempenho melhor do que a média nacional. O Índice de Gestão Fiscal (IGF), elaborado pelo Tribunal de Contas com base nas informações encaminhadas ao Sistema Aplic, o município de Sorriso alcançou índice de 0,70, superando a média estadual que é de 0,53. No ranking dos 141 municípios avaliados, o mencionado ente ocupa a 16ª posição.

Ao poder executivo e legislativo de Colíder foi determinado que cumpra dispositivos legais contidos na Lei 4.320/64, de modo a garantir a exatidão das contas e, aplique com maior eficiência os recursos destinados à saúde e educação, de modo a melhorar os pontos negativos constatados nos autos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

CPI conclui investigações sobre invasão de terras em Mato Grosso

Os deputados estaduais votaram, em redação final, o Projeto...

Nova Mutum: câmara vota redução de imposto para construção civil

O prefeito Leandro Félix (União) enviou, ao legislativo, projeto...

Sinop: vereadora comandará procuradoria da mulher da câmara

A solenidade de posse da Procuradoria da Mulher da...

Com investimento de R$ 5,4 milhões, governo de MT entrega escola reformada

O Governo de Mato Grosso entregou hoje a reforma...
PUBLICIDADE