PUBLICIDADE

TCE emite parecer favorável às contas de prefeitura no Nortão

PUBLICIDADE

As contas anuais de governo de Matupá, referente ao exercício de 2012, receberam parecer prévio favorável à aprovação pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Dentre as irregularidades apontadas no relatório de auditoria estão o aumento expressivo na arrecadação tributária do município no final do exercício e a desproporcional aplicação dos recursos na área da educação.

A outra irregularidade citada durante o voto refere-se a execução de projetos e atividades com índices muito abaixo da previsão. O Ministério Público de Contas ressaltou que é dever do gestor público o estabelecimento de metas físicas e financeiras em projetos públicos plausíveis, concluindo pela necessidade de recomendação à câmara que determine ao gestor para que cumpra as metas estabelecidas em seu Plano Plurianual (PPA), visando o crescimento e melhoria das atividades do município.

A terceira irregularidade se refere à divergência entre as informações enviadas por meio físico e eletrônico e as constatadas pela equipe técnica. "Ressalto que é de suma importância a transparência no sistema Aplic, bem como a alimentação do sistema de acordo com os dados físicos existentes no balanço geral, tendo em vista que a auditoria simultânea realizada por este Tribunal leva em consideração as informações contidas no sistema, e que, portanto, os dados devem espelhar a realidade da contabilidade municipal, saliento ainda que o sistema Aplic é a materialização da transparência na Administração Pública"", destacou o conselheiro relator Domingos Neto.

O conselheiro considerou que as impropriedades remanescentes referem-se a falhas que não prejudicaram a execução administrativa e financeira das contas anuais de 2012, destacando fatos e atos administrativos positivos, ocorridos durante o exercício da gestão. Dentre os pontos positivos estão o desenvolvimento do ensino o equivalente a 24,49% do total da receita resultante dos impostos municipais, a aplicação de recursos na valorização e remuneração do magistério da Educação Básica Pública em 65,19%.

Na área da saúde, aplicou-se nas ações e nos serviços públicos de Saúde o equivalente a 21,90% produto da arrecadação dos impostos. A despesa total com pessoal do Executivo Municipal foi de 46,50% do total da Receita Corrente Líquida.

Foi recomendado à câmara que determine ao gestor atual para que cumpra as metas estabelecidas em seu Plano Plurianual, visando o crescimento e melhoria das atividades do Município. Também foi recomendado ao atual prefeito que adote medidas visando à melhoria dos resultados dos indicadores avaliados por meio do aperfeiçoamento das políticas públicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...

Governador de SP e Mauro se reúnem em Cuiabá com lideranças empresariais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e...

Mauro Mendes sai em defesa de Bolsonaro e critica ação no STF; “não é golpe”

“Eu não conheço o processo, não conheço os elementos...

Lançada licitação para revitalização de obras de parque em Chapada; R$ 13,7 milhões

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realiza,...
PUBLICIDADE