sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Cuiabá: sete vereadores se licenciam para dar vagas aos suplentes

PUBLICIDADE

Sem uma definição concreta se as atividades parlamentares retornam amanhã ou na próxima semana, a Câmara de Cuiabá volta do recesso com mudanças na sua composição, pois sete vereadores vão abrir espaço para seus suplentes, promovendo o rodízio para contemplar aqueles que auxiliaram na eleição dos mesmos, pois na eleição proporcional soma-se toda a votação dada aos candidatos do partido ou coligação e mais a legenda para se saber quantas vagas foram conquistadas entre aquelas em disputa.

O secretário de Governo, Fábio Garcia foi um dos articuladores do rodízio para atender aos partidos do arco de aliança que apoiaram a eleição e a gestão de Mauro Mendes.

Confirmaram a disposição de promover o rodízio os vereadores Juca do Guaraná (PT do B), que será substituído por Vanderlei Alves de Moraes ou Derlei Primo; Lilo Pinheiro (PRP), que cede vaga para Orivaldo Júlio Alves ou Orivaldo da Farmácia (PRP); Macream dos Santos (PRTB), que será substituído por Luiz Henrique Senff (PRTB); Oséas Machado (PSC), que sai para entrar Walter Maria de Arruda (PSDC); Mário Nadaf (PV), que será substituído por Rogério Varanda (PV), que foi secretário de Mauro Mendes, e Wilson Kero Kero (PRP), que abre vaga para Marcelo Pires de Souza (PRP).

Esses seis vereadores assumiram o compromisso de abrir espaço pelo menos por 60 dias para que seus suplentes participem da vida legislativa, já que contribuíram com seus votos para a conquista das vagas dos partidos e coligações. O presidente do PRTB, Macream dos Santos, lembrou que ele idealizou as licenças dele e do vereador Oséas Machado para que o suplente Walter Arruda pudesse assumir.

Já Lilo Pinheiro, Wilson Kero-Kero, Juca do Guaraná e Mário Nadaf pontuaram que uma vez por ano vão abrir perspectiva para que os suplentes possam assumir o mandato e desempenhar suas funções em prol dos eleitores que indiretamente os elegeram.

O sétimo vereador que desde antes do recesso já estava no exercício do mandato é Néviton Fagundes (PTB), que assumiu em função da licença para tratamento de saúde de Clovito Hugueney, que foi recentemente operado de problemas no aparelho digestivo.

Segundo o presidente da Câmara, João Emanuel (PSD), apenas a licença de saúde dá direito ao titular de receber salário, as demais não.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE