PUBLICIDADE

Bancada federal de MT não aceita veto sobre orçamento

PUBLICIDADE

A bancada federal deverá se impor diante do “recado” do governo federal sobre veto ao orçamento impositivo. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta semana que a área jurídica do governo avalia como inconstitucional a matéria. Coordenador da bancada, deputado federal Eliene Lima (PSD), debaterá o tema com os demais representantes de Mato Grosso. E antecipa a necessidade de o governo federal e o Congresso buscarem consenso sobre a proposta.

“Nós temos uma luta que é de muitos anos, de transformar o orçamento em peça impositiva. Assim também cria-se um novo norte para a execução das emendas. Agora, essa posição do governo federal deve ser discutida. E devemos buscar um diálogo que possa contemplar os anseios dos parlamentares na defesa dos estados, e o governo federal, dentro das normas constitucionais”, ponderou Eliene.

A proposta torna obrigatória a execução das emendas individuais ao orçamento, desenhadas por parlamentares. Passa ainda por avaliação de uma comissão especial na Câmara dos Deputados.

A posição do governo federal deve provocar novos embates no Congresso. A única forma de assegurar a realização das emendas é validar o orçamento impositivo, com atenção especial para os pleitos das unidades federativas. No aspecto geral, a execução das emendas com liberação real dos recursos, é simplesmente pífia. Vale lembrar que dos quase R$ 600 milhões projetados pela bancada federal para Mato Grosso no exercício de 2012, apenas 6% saiu do papel. E se inserido nesse contexto a verba constitucional, como para áreas da saúde, o percentual cai ainda mais. O coordenador pontua um discurso de busca de entendimento, com planos de evitar o confronto. Mas admite que o assunto deverá provocar celeuma, inclusive entre partidos da base aliada.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE