PUBLICIDADE

PP admite consenso para deputado assumir secretaria estadual de Saúde

PUBLICIDADE

Presidente estadual do PP, deputado Ezequiel Fonseca, admitiu consenso entre grupo de parlamentares da Assembleia Legislativa para validar o nome de Guilherme Maluf (PSDB) como opção para substituir o atual gestor da pasta, Mauri Rodrigues. Nesse caso, o PP abriria mão da indicação partidária para assegurar no posto um representante com perfil adequado à condução dos trabalhos. No parlamento Estadual, se sobressai a expectativa de que o governador Silval Barbosa (PMDB) promova mudanças.

Mauri assumiu a pasta, em substituição a Vander Fernandes, em janeiro deste ano. De lá para cá enfrenta críticas ferrenhas, principalmente de prefeitos do interior. Gestores municipais acusam o secretário de má gestão, com foco sobre o atraso das remessas de recursos à área da saúde. As reclamações chegaram ao Parlamento Estadual, que se posicionou, pedindo a urgente substituição de Mauri.

Pesam sobre o secretário acusações graves como em relação à falhas sobre procedimentos considerados vitais para a saúde. Leia-se o setor de medicamentos de alto custo, praticamente paralisado após a posse do secretário. "Existem situações gravíssimas expostas para nós, deputados, como a falta de medicamentos de alto custo. Tudo parece ter parado na Secretaria de Saúde e isso não pode acontecer. Vidas correm risco, por falta de medicamentos, por falta até de ações sobre o Samu e uma série de outras falhas", desabafou Ezequiel Fonseca.

A decisão de nomear e de substituir secretários de Estado é exclusiva do governador. E existem resistências no Palácio Paiaguás para promover alterações. Deputado Ezequiel Fonseca disse que respeita a posição do gover- nador, e que o documento entregue ao Executivo "visasobremaneira assegurar a qualidade mínima dos servi- ços, que não vem sendo cumprida".

Nesta semana, o parlamentar volta a discutir com outros membros do Parlamento Estadual vias para colaborar com o setor. Nos bastidores, comenta-se em novas investidas de deputados para promover mudanças sobre a gestão na área. Silval Barbosa deve se reunir com equipe de secretários mais próximos para debater o tema. O estreito relacionamento político entre os poderes também poderá ser posto sobre análise, por parte de deputados. Um quadro que tende a se tornar complicado se observa- das as eleições de 2014.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE