PUBLICIDADE

Leitão vai participar de encontro com Temer sobre áreas indígenas

PUBLICIDADE

O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), líder da oposição na Câmara, se reunirá na próxima terça feira, com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB/SP), para tratar sobre a aprovação da PEC n° 215/2000. O presidente Henrique Alves (PMDB), o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, o ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Adams, a bancada ruralista, lideranças regionais e representantes dos produtores também devem participar.

A PEC acrescenta um artigo à constituição que dá competência exclusiva ao Congresso Nacional para aprovar a demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e ratificar as demarcações já homologadas.

Segundo Leitão, o congresso tem que ter autonomia para tomar decisões em relação ao assunto, uma vez que esta casa tem por objetivo atuar em defesa dos interesses do povo. O deputado também defende que a Fundação Nacional do índio (FUNAI), órgão responsável pelas demarcações de terras, não funciona de maneira correta.

“Esta reunião será importante para debater a instalação e votação da PEC. Nós sabemos que o órgão responsável não funciona! A Funai não possui nenhum critério para fazer as demarcações e milhares de famílias estão sendo desalojadas erroneamente. Precisamos tomar atitude urgente!”, defende.

Na última quarta feira, dia 8, a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi convocada pela Comissão de Agricultura para prestar esclarecimentos sobre as demarcações e reconheceu a ineficiência da Funai. No mesmo dia, em reunião com o presidente da Câmara, deputados, representantes estaduais e de produtores, se reuniram para tratar sobre a importância da inclusão da PEC na pauta do plenário para apreciação.

Henrique Alves disse que “o legislativo não pode se omitir dessa questão” e Nilson Leitão defendeu que o congresso precisa urgentemente intervir. “Se a própria presidente da república pede intervenção na FUNAI é porque o órgão não tem moral para fazer demarcação nem para fazer estudos”, diz o deputado.

O presidente da câmara de Sinop, Dalton Martini (PP), também participará da audiência com Temer.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Medida proposta por presidente da Assembleia repercute em evento nacional

A Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem requerida pelo...

Alckmin diz em Sorriso que vai se empenhar para ‘destravar’ a Ferrogrão

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, há...
PUBLICIDADE