domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Deputados aprovam PEC que garante autonomia financeira da Unemat

PUBLICIDADE

Deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, esta noite, em segunda votação o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que vincula o orçamento da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) a receita corrente líquida do governo. Com isso, a universidade garante autonomia financeira e neste ano já terá um orçamento de R$ 205 milhões.

A emenda constitucional encaminhada pelo governador Silval Barbosa vincula o orçamento da Unemat ao do Estado, com isso a universidade terá 2% da receita corrente líquida, e a cada ano, terá um aumento de 0,1% chegando em 2018 a 2,5%.

Os efeitos da PEC já começam a valer este ano. O reitor da universidade, Adriano Silva, acompanhou a sessão na Assembleia Legislativa e comemorou o resultado. “Esse é um fato histórico, um divisor de águas para a Unemat, pois com a garantia de orçamento a Unemat poderá planejar e executar as ações que vão refletir em melhoria na qualidade de ensino, pesquisa e extensão”, disse.

“Com essa aprovação temos a garantia de investimentos da ordem de R$ 30 milhões já em 2013 para sanar diversas questões e ações da Unemat, além da garantia de liberarmos o concurso público docente e a convocação do restante dos técnicos administrativos já aprovados em concurso público, além da adequação dos Planos de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores da Unemat. Essas ações estavam paradas porque esbarravam na questão financeira da instituição”, explicou Adriano.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde atinge 67,8 km de ciclovias e é líder em MT

Levantamento divulgado hoje pela prefeitura apontou que Lucas do...

Sinop: câmara votará projeto de domicílio tributário eletrônico

Os vereadores começam a apreciar, nesta segunda-feira, o projeto...

Pivetta diz em entrega de escola que objetivo é que educação de MT seja uma das 5 melhores do país

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) declarou que a educação...
PUBLICIDADE