PUBLICIDADE

Lucas R. Verde: prefeitos de consórcio debatem saúde, saneamento e cultura

PUBLICIDADE

Prefeitos e secretários de municípios que compoem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) reuniram-se, hoje, em Lucas do Rio Verde. Entre os assuntos tratados no encontro estavam saúde, saneamento, meio ambiente e cultura.

Em abril, o prefeito de Lucas, Otaviano Pivetta, participou de uma audiência, em Brasília, que tratou sobre a Ferrovia de Integração Centro-oeste (Fico) que irá interligar as cidades de Campinorte (GO) a Vilhena (RO), passando por Lucas do Rio Verde e dezenas de outros municípios e também a Ferronorte, que ligará Cuiabá a Santarém (PA).

Ele disse que está oferecendo apoio para a construção da ferrovia. "As coisas estão acontecendo e nós estamos oferecendo todo apoio para que muito em breve esses projetos sejam realizados. É a consolidação definitiva da economia e da sociedade", disse.

De acordo com a assessoria, durante a reunião, também foi apresentada a proposta de um projeto de cultura e turismo que será desenvolvido por meio do Cidesa. A ideia, segundo a gestora cultural Viviane Lozi, é fortalecer o que já existe em cada município, agregar projetos e trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de ações e captação de recursos.

Saúde ambiental e o plano de saneamento básico foram temas de palestras. A chefe da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde, Leliane Barbosa, falou sobre o fomento em educação em saúde ambiental da Funasa. "A proposta é apoiar técnica e financeiramente ações de educação nesta área. Queremos desenvolver a consciência crítica da coletividade e, com orientações e ações educativas, também esperamos melhorar a qualidade de vida da população", explicou.

Já a secretária de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Luciane Bertinatto Copetti, palestrou sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e a descentralização de licenciamentos. Quanto a este último, a secretária destacou a importância da qualificação das equipes, tanto de gestores quanto de técnicos, e a criação de roteiros de licenciamento. Já sobre o Plano de Saneamento, Luciane alertou para os trâmites legais e quanto ao prazo de elaboração do documento, que termina em 2014.

Estiveram presentes prefeitos, secretários e representantes de Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Santa Carmem, Claudia, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Vera, Ipiranga do Norte, Sorriso e Sinop. Além destes municípios, também fazem parte do consórcio as cidades de Tapurah, União do Sul e agora São José do Rio Claro que foi incluída no Cidesa depois de aprovação em plenária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum sorteia apartamentos de conjuntos habitacionais

A secretaria de Cidadania e Assistência Social de Nova...

Arara-canindé é declarada ave-símbolo e patrimônio natural de Sinop

A arara-canindé (Ara ararauna) foi oficialmente reconhecida como ave-símbolo...
PUBLICIDADE