PUBLICIDADE

Cuiabá: lei de eficiência será discutida em audiência pública

PUBLICIDADE

A proposta de elaboração da Lei de Eficiência Pública (LEP-MT), que visa construir novas ferramentas para a administração estadual será discutida em audiência pública, esta tarde, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá. O evento acontece após o debate ter sido realizado em Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Cáceres, com a participação dos 141 municípios do Estado.  As discussões sobre foram promovidas pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em parceria com a Assembleia Legislativa.

Durante a audiência, o economista e secretário de Serviços Legislativos da Casa de Leis, Maurício Munhoz, ministra palestra com o tema “Mato Grosso Socioeconômico e suas desigualdades”. Posteriormente, o presidente da AMM, Valdecir Colle, o Chiquinho do Posto (PSD), apresenta a proposta da LEP-MT seguida de mesa redonda para a discussão do projeto.

Deputados estaduais, lideranças políticas e comunitárias participam da audiência pública que contará com a presença do renomado economista brasileiro Paulo Rabello de Castro, autor de um amplo estudo sobre a política econômica de Mato Grosso, denominado “Mato Grosso Mais Eficiente”. O estudo traz três recomendações básicas: reequilíbrio das contas públicas com a redução da atividade-meio, elevação do índice de investimentos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de 21% para 26%, além da aprovação da LEP-MT para garantir o compromisso dos gestores à continuidade das ações.

Lei da eficiência- Idealizador da LEP-MT, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), considera essencial para os poderes constituídos a redução nas atividades administrativas, incluindo folha de pagamento, para priorizar investimentos nas áreas essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“A proposta tem como objetivo a otimização e aplicação dos recursos públicos em investimentos que atendam o cidadão com qualidade. Uma das nossas prioridades para este ano na Assembleia Legislativa é aprovar a LEP-MT, que é mais rigorosa que a Lei de Responsabilidade Fiscal, no sentido de coibir o avanço dos gastos da máquina estatal em todas as instâncias”, afirmou. O projeto da Lei de Eficiência Pública está embasado nas recomendações feitas pelo economista Paulo Rabello, que realizou estudos sobre o desempenho da economia de Mato Grosso incluindo a política tributária atual e os programas de incentivo, a evolução dos gastos públicos e as perspectivas de elevar a capacidade de investimento do Estado.

Os estudos foram desenvolvidos para subsidiar a solicitação da AMM, com a participação da Assembleia Legislativa e parlamentares como Riva, que defende o estabelecimento de diretrizes econômicas para o Estado utilizar melhor os tributos recebidos. A reprogramação estratégica do desenvolvimento de Mato Grosso, proposta através da LEP prevê maior controle dos gastos públicos, a ampliação da receita estadual através da ampliação da base de arrecadação e o estabelecimento de metas de investimento público por segmentos, regiões e fontes de recursos, entre outros mecanismos que asseguram a eficiência da gestão financeira.

Visitas- Além das audiências públicas nos cinco municípios, os deputados estaduais iniciaram visitas a outros Estados para conhecer os modelos de gestão que deram certo em outros entes da federação para auxiliar na elaboração da LEP-MT. A primeira administração conhecida foi de Eduardo Campos, governador de Pernambuco (PE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara de Nova Mutum reduz valor da verba indenizatória

Câmara Municipal de Nova Mutum aprovou, em sessão ordinária,...

MP destina R$ 2,2 milhões para implantar Corpo de Bombeiros em Paranatinga

O Ministério Público do Estado viabilizou R$ 2,2 milhões...

Nova Mutum cresce no índice de desenvolvimento de Assistência Social

O Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Assistência...
PUBLICIDADE