PUBLICIDADE

Sorriso: ex-prefeito é absolvido de acusação para fomentar campanha

PUBLICIDADE

O juiz da 43ª Zona Eleitoral de Sorriso, Carlos Luz, absolveu o ex-prefeito Chicão Bedin (PMDB) e o ex-vice, Vanderlei Paulo (PP), da acusação de tirarem proveito, com ações na saúde, inclusive com despesas fúnebres, no pleito de outubro passado, quando buscavam a reeleição. Na decisão, divulgada hoje, o magistrado considerou insuficientes as supostas provas apresentadas. A ação foi movida pela coligação do prefeito eleito, Dilceu Rossato (PR).

Na ação, a coligação de Rossato apontou que os adversários “estariam tirando proveito eleitoral no fornecimento de medicamentos e serviços oferecidos aos munícipes/eleitores pela Secretaria Municipal de Saúde”, mediante ampliação exorbitante em ano eleitoral (2012) dos serviços e gastos na área da saúde de Sorriso, inclusive com despesas públicas com funerais de pessoas de baixa renda, “em uma clara demonstração do abuso do poder político e econômico praticado pelos investigados”.

Os réus alegaram na defesa “que “jamais utilizaram o fornecimento de medicamentos e serviços fornecidos aos munícipes/eleitores pela Secretaria Municipal de Saúde em proveito eleitoral” e que “houve aumento no fornecimento de medicamentos, exames e serviços da área da saúde em período pré-eleitoral e eleitoral por motivos diversos aos que tentam fazer crer os requerentes”.

O magistrado destacou que “de fato, de acordo com as provas produzidas nos autos, notadamente a prova documental acostada tanto pela autora como pelos réus, não ficou demonstrado satisfatoriamente o abuso do abuso do poder político e/ou econômico pelos réus, conforme exige a lei regedora da matéria. Isso porque no caso sub judice o aumento, ainda que significativo, dos serviços e gastos na área da saúde de Sorriso, inclusive com despesas públicas com funerais de pessoas de baixa renda, por si só e desacompanhado da comprovação da finalidade eleitoral, não caracteriza o propalado abuso do abuso do poder político e/ou econômico, razão pela qual não há que se falar que tenha havido desequilíbrio entre os candidatos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Medida proposta por presidente da Assembleia repercute em evento nacional

A Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem requerida pelo...

Alckmin diz em Sorriso que vai se empenhar para ‘destravar’ a Ferrogrão

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, há...
PUBLICIDADE