sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Vereador quer mobilização para Sorriso ter terminal de ferrovia

PUBLICIDADE

Os vereadores sorrisenses aprovaram por unanimidade, o requerimento que pede às autoridades políticas federais e estaduais a instalação de porto seco constante, da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), no município de Sorriso – campeão nacional em produção de soja. No projeto do Ministério dos Trabnsportes, consta a construção de um terminal de embarque de grãos em Lucas do Rio Verde. A ferrrovia terá extensão de 1.638 km, partindo da Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO) até Vilhena (RO). No próximo dia 10, em Brasília, uma audiência da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal discutirá o traçado.

De acordo com o vereador Hilton Polesello (PTB), a intenção é lutar para que seja mantido o projeto que define como o distrito de Primavera, no município de Sorriso, a localidade mais apropriada. "No projeto original, consta um estudo de viabilidade econômica elaborado pela UFSC apontando o distrito de Primavera como o local ideal para se estabelecer esse porto seco. Agora, querem instalar o terminal entre os municípios de Lucas e Nova Mutum, fazendo com que a nossa produção percorra mais de 100 quilômetros para o embarque", informou.

Na opinião do parlamentar, uma forte mobilização da sociedade civil organizada, da classe produtora e de autoridades políticas poderá reverter a situação. "Ainda dá tempo de defender, mais uma vez, nosso município. Temos a melhor localização, pois somos polo regional de 13 cidades e estamos no entroncamento de duas importantes rodovias federais. Também somos o maior produtor de grãos do mundo, com cerca de 1 milhão de hectares agricultáveis (somando as safras de soja e de milho safrinha). Por isso, vamos nos articular e buscar apoio para que Sorriso não seja mais uma vez penalizado como foi no caso da Embrapa", enfatizou.

Em Mato Grosso, 59 municípios serão "cortados" pelos trens transportando a produção agrícola e produtos madeireiros. O porto seco construído na região de Sorriso irá receber, principalmente, os grãos produzidos em Sorriso, Nova Mutum, Lucas, Sinop, e demais cidades circunvizinhas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE