PUBLICIDADE

CNM aponta que 93% das cidades MT vão encerrar ano com pendências em convênios

PUBLICIDADE

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 132 dos 141 municípios de Mato Grosso devem encerrar o ano com irregularidades listadas no Cadastro Único de Convênios (Cauc), cerca de 93,3% do total. Os nomes deles não são divulgados, mas lista leva em consideração aqueles que estão com alguma restrição no até novembro, o que pode impedir que recebam transferências voluntárias da União. Para reverter a situação deve ser comprovada a regularidade.

Segundo a entidade, em Mato Grosso o levantamento aponta que há 72 cidades com ao mesmo uma irregularidade. Outra 29 com duas pendências, mais 13 com três fatos a esclarecerem e outras 18 com mais de três.

De acordo com a AMM, o Cauc é um Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias que tem como um dos objetivos, simplificar a verificação pelo gestor público do órgão ou entidade concedente, do atendimento, pelo convenente e pelo ente federativo beneficiário de transferência voluntária de recursos da União, de 13 das 21 exigências estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF),  entre outros.
O Sistema faz a verificação da situação em quatro grandes blocos: obrigações de adimplência financeira, adimplemento na prestação de contas de convênios, obrigações de transparência e adimplemento de obrigações constitucionais ou legais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE