
Para Leitão, é inadmissível que até hoje essas famílias estejam desamparadas. “A situação é muito grave, o governo desalojou alegando que eram terras indígenas e deixou inúmeras famílias completamente abandonadas. Os índios e produtores até então conviviam em paz nas localidades, o que não justifica o despejo. Há tempos eu cobro uma solução para essas famílias! Eu acredito que seja necessária uma atitude enérgica, drástica e definitiva. Temos trabalhado incansavelmente para por fim a toda essa situação, que gerou até mortes”, expõe, através da assessoria.
O deputado defende que é preciso que exista diante dessa situação um equilíbrio jurídico. A regularização e a correta demarcação das terras trás tranquilidade para essas famílias que estão vivendo em meio ao caos, como também para os indígenas, acarretando segurança e harmonia para todos.
Foram convidados para o debate o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal –STF-, o ministro da Agricultura, Neri Geller; a ministra de Relações Institucionais da Casa Civil, Ideli Salvatti, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o procurador Geral da República, Rodrigo Janot e o presidente do Incra, Carlos Guedes.


