PUBLICIDADE

Comissão de Justiça da Assembleia analisa 56 matérias

PUBLICIDADE

Passado o período eleitoral para eleições locais em Mato Grosso,  a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Assembleia Legislativa retomou os trabalhos de apreciação e votação de matérias hoje.  Participaram os deputados Alexandre Cesar (presidente), Walter Rabello (vice-presidente), Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende (membros). Ao todo 57 matérias entraram na pauta de votação, sendo que 56 tiveram seus pareceres aprovados e uma recebeu pedido de vista. Foram Projetos de Lei (24), Processos de Regularização de Terras junto ao Intermat (22), Vetos (05), Projetos de Lei Complementar (04) e Projetos de Emenda Constitucional  (02).

Entre as matérias com votação, 3 eram vetos que receberam aprovação de pareceres pela derrubada.  São eles: vetos totais 128/11, 21/2014 e 32/2014. Agora esses 3 vetos, e as demais matérias com  pareceres aprovados seguem para a Mesa Diretora onde ficam à disposição do presidente para serem postas em votação nas sessões que ocorrem nos próximos dias. AS sessões legislativas que estavam concentradas às quartas-feiras em razão do processo eleitoral  devem ocorrer em horário regimental  às terças-feiras às 17 horas, quartas-feiras 08 horas e 17 horas e quintas-feiras às 8h.

Ao final da reunião, o deputado presidente Alexandre Cesar disse que “foi uma sessão bastante produtiva quando apreciamos 56 matérias”. Segundo Alexandre “a CCJR manterá a decisão de acelerar os trabalhos para encerrar este ano com todas as matérias que a ela chegarem apreciadas”. O parlamentar lembrou que pela CCJR passam todas as proposituras apresentadas na Casa e que ela (a comissão) trata de temas importantes como as matérias que tratam de licenciamento ambiental, de grandes obras de impacto ambiental para o Estado e que tem atribuições complexas, sempre com objetivo de dar um ordenamento jurídico às idéias apresentadas seja pelos parlamentares, sejam pelos demais Poderes: Executivo e Judiciário, seja pelo Ministério Público.

Entre as matérias aprovadas estão processo de regularização de terras do Intermat dos seguintes requerentes: Solita Beker Correia de Colniza; Nino Di Loreto de Colniza; Mauro Maurino Helbel de Aripuanã; Marcelo Avalone de Aripuanã; Clayton Giani Bortolini de União do Sul; Mauro Junior Defente e Outros de Campinápolis; Guilherme Vigolo de Pedra Preta; César Golin de Cláudia; Juliana Bisco Ferreira e Freitas de Peixoto de Azevedo; Edson Monteiro da Silva de Acorizal; Marcos Gustinelli de Novo Mundo.

Ainda, Altair José Dalla Vechia de Gaúcha do Norte; João Castilho Ruiz e outros de Nova Ubiratã; Lértio Francisco da Cruz de Peixoto de Azevedo; Geraldo Pegoraro Foresti de Gaúcha do Norte; Otávio Eckert de Campo Verde; Enger Imóveis LTDA de Rosário Oeste;   Aline Amanda Horn Scheffer de União do Sul; Elcimar Gregório da Silva de Colniza; Nercy Dezordi de Chapada dos Guimarães; Evandro Luna Falqueto de Marcelândia; Ivone Aparecida Godoy da Silva de Marcelândia.

Foram aprovados ainda, projeto que concede abertura de crédito suplementar para a Auditoria Geral do Estado; Pec de Alexandre Cesar que altera o artigo 129 da Constituição estadual;  PLC do Tribunal de Justiça que altera o Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado; PLC da Procuradoria Geral do Estado que altera a Lei Complementar 416; PL de Pedro Satélite que torna de utilidade pública a Associação de Aposentados,  Pensionistas e idosos de Lucas do Rio Verde; PL de Antônio Azambuja que torna de utilidade pública a Associação Cultural Barrense, de Barra do Bugres.

Também,  PL  183/14 – mensagem 45/14 do Executivo; PL 191/2014 de Dilmar Dal Bosco que declara de utilidade pública a Associação Cultural e Social de Nova Mutum; PL 191/14  J. Barreto que denomina Antonio Luiz Castro o trecho da rodovia MT-130 que liga Rondonópolis a Poxoréu; PL 201/14 de Deucimar Silva que torna de utilidade pública a Associação Acolher, de São José dos Quatro Marcos; PL 209/14 de Romoaldo Júnior que revoga dispositivos da lei 5.918 de 1991; PLC 19/13 de Guilherme Maluf que altera a Lei Complementar 22 de 1992; PL 177/13 de Walter Rabello que institui a Semana Estadual de Combate ao Crack.

E ainda, PL 198/13 de Romoaldo Júnior dispõe sobre a aquisição e a utilização de esfignomanômetros ( aparelho de pressão), termômetros, e outros instrumentos de medição que contenham mercúrio ; PL 222/13 de Teté Bezerra que instituti a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural no Estado; PL 277/13 de Pedro Satélite que assegura aos menores com até 12 anos de idade acompanhados de responsáveis o acesso gratuito ás atividades desportivas em estádios e ginásios em MT; PL 296/13 de Romoaldo Júnior que dispõe sobre o reconhecimento oficial do Festival de Cururu, Siriri, de Cuiabá como de interesse públicos;       

Receberam pareceres contrários as seguintes matérias: Projeto de Lei Complementar (PLC) 6/2014 de José Domingos Fraga; Projeto de Lei (PL) 13/2013 de Mauro Savi;  PL 207/13 de Emanuel Pinheiro; PL 237/13 de Emanuel Pinheiro; 290/13 de José Domingos Fraga; PL 291/13 de Walter Rabello; PL 406/13 de Teté Bezerra; PL 144/11 de Airton Português; PL 262/11 de Luciane Bezerra; PL 371/11 de Riva; PL 474/11 de Sergio Ricardo e Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 7/2013 de José Domingos Fraga. O Veto Parcial 29/2014 aposto ao Projeto de Lei 40/13 (mensagem 68/13) do Executivo recebeu pedido de vista do relator, deputado Walter Rabello. O veto total 185/11 aposto ao PL 185/11 de Luciane Bezerra recebeu parecer pela manutenção. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE