O presidente da câmara municipal, Dalton Martini, o vereador Jonas Henrique de Lima, e representantes de associações e movimentos ligados à agricultura familiar e ao meio ambiente, principalmente os do assentamento Gleba Mercedes, se reuniram para criar uma nova comissão que vai representar os assentados junto a Companhia Energética Sinop (CES), que construirá a usina Hidrelétrica Sinop. É a comissão que discutirá com as famílias assentadas e levará até a CES as reivindicações da comunidade.
Dalton expôs que a criação da comissão é fundamental para que os agricultores familiares falem a mesma língua quanto as benfeitorias para o assentamento que terá parte da área atingida pelo alagamento do reservatório. "E vai discutir tudo aquilo que vai ser feito (benfeitorias) no assentamento. Tudo que acontece no assentamento seja discutido de uma maneira harmônica entre os assentados. Esse foi o objetivo da Câmara e graças a Deus conseguimos”, declarou, através da assessoria.
O grupo tem representantes de entidades ligadas à Gleba e Jairo Narciso da Silva foi escolhido presidente. "A partir de agora estamos legitimamente representando o povo (assentados) perante a lei, juridicamente representando o povo perante a lei”, declarou.